O primeiro Solutions Center dedicado ao segmento foi construído na sede brasileira e atenderá clientes da América Latina.
Decidida a ampliar participação no mercado de impressão digital têxtil, a Epson inaugurou nesta semana seu primeiro Solutions Center dedicado ao segmento no mundo, celebrou o presidente da companhia para o Brasil, Fábio Neves. O centro foi construído na sede brasileira e atenderá clientes da América Latina. “É um dia especial para a Epson”, garantiu Keith Kratzberg, presidente e CEO Epson Americas, que veio ao país para a inauguração.
O fabricante não fala em valor de investimento, nem a participação do segmento têxtil frente a receita global anual da Epson. “Posso dizer que é muito”, diz Neves, afirmando que a divisão responde pela maior parte das vendas globais da companhia que giram em torno de U$ 9 bilhões por ano. A escolha do Brasil para o primeiro centro de soluções têxteis tem valor simbólico. Foi aqui que a Epson desenvolveu sua primeira impressora de sublimação, lembra o executivo.
O país também conta com uma das maiores indústrias têxteis do mundo. “Mas apenas 8% dos tecidos para vestuário são estampados com tecnologia de impressão digital”, ressaltou o presidente da subsidiária local, citando dados de estudo do Iemi. A pesquisa foi feita com 70 empresas, tendo 2018 como ano de base dos dados. De acordo com o estudo, essa participação subiria para 25% em 2021 e para 38% no ano seguinte, considerando as projeções de investimento das empresas consultadas. “É um crescimento grande e queremos participar disso”, afirmou Neves, estimando a participação da Epson em 70%.
ANÚNCIO DE NOVOS MODELOS
Atualmente, a linha de impressoras digitais para aplicação têxtil da empresa conta com cinco produtos no mercado brasileiro, todos importados. Outros dois modelos serão lançados este ano. Um em março com tecnologia de sublimação durante a Fespa Brasil 2020, sendo destinado a estamparia direta no tecido. E outro para impressão sobre roupas, modelo de grande porte (SureColor F3070), que será lançado no país em agosto na Febratex. No mercado internacional, chegou em janeiro.
Ambos já estão em exposição no Solutions Center. O centro ocupa área de 200 metros quadrados. A entrada é dedicada a um showroom com a exposição de tecidos estampados com as impressoras do fabricante e modelos de roupas, como o vestido criado por Reinaldo Lourenço. Na inauguração, a exposição não continha amostras de tecidos estampados de denim ou sarja. A área maior ficou reservada às impressoras com as quais a Epson propõe a transição para as estamparias do futuro. Ali clientes poderão testar produtos, produzir amostras, realizar treinamento, entre outras atividades, comenta Neves.
Segundo ele, o centro com o tamanho que tem poderia produzir, por mês, 200 mil metros de tecidos estampados ou fazer impressão em 20 mil camisetas.
A Epson tem modelos de impressoras para aplicação direta em tecidos (DTF, do inglês Direct To Fabric) e aplicação direta em roupas (DTG, do inglês Direct To Garment) e com tecnologia de sublimação.Epson Brasil investe em impressão têxtil.