Trabalho foi patrocinado pela Nokia, que cedeu 80 smartphones Lumia que podem trabalhar online mudando as telas ao longo do dia.
A dupla de estilistas Fyodor (Podgorny) e Golan (Frydman) mostraram durante a semana de moda de Londres, que termina amanhã, 18, uma saia cuja confecção usa celulares em vez de tecido. Da empreitada participaram a Nokia, que cedeu os 80 smartphones empregados na montagem, e a Kin, uma empresa de software que projetou a rede que faz a comunicação entre os celulares. Pelo projeto desenhado, a mulher decide se os telefones exibirão telas estáticas ou se vão permanecer online, de modo a mudar a exibição o tempo todo enquanto estiver usando a saia godê, que custa em torno de 50 mil libras esterlinas apenas em celular.
A Nokia informa ainda que as imagens das telas mudam de cor conforme o movimento da saia, criando efeito de brilho. A mudança é possível por meio de um aplicativo especialmente incorporado que utiliza posicionamento global. Os celulares estão interligados via sistema operacional. A dupla de estilista comentou que o projeto da saia está alinhado ao conceito da nova coleção, que brincou com a tradição versus tecnologia. “As mudanças de cores conforme a saia se movimenta e a idéia de fazer as telas reagirem ao mundo ao seu redor através de fotografias e vídeos é algo que achamos nunca ter sido feito antes.”