Consultoria GS&MD, organizadora do Latam Retail Show, defende que o varejo precisa se preparar para atender clientes cada vez mais analíticos.
O Latam Retail Show 2016, realizado de 23 a 25 de agosto em São Paulo (SP), apresentou ao mercado um ambiente de Loja do Futuro, montado com tendências e práticas que já estão à disposição do varejista. A GS&MD, organizadora do evento, preparou quatro ambientes para moda, alimentação, beleza e conveniência. Independentemente da seção, a idéia foi proporcionar aos visitantes o que a consultoria chama de Experiência 5.0, que é a integração entre a loja e o consumidor.
A tecnologia por trás Loja do Futuro envolve a jornada do consumidor, do vendedor e do gestor, com diferentes visões. No interior da loja a integração entre pessoas e tecnologia une o físico e o digital, permitindo personalização, atendimento consultivo e controle dos dados analíticos para melhora dos resultados.
Segundo a GS&MD, o consumidor moderno é cada vez mais analítico: pesquisa antes de qualquer compra, busca informações sobre o produto, opiniões sobre entrega, durabilidade, garantia, entre outros fatores antes de tomar a decisão. Por isso, o “cérebro” da Loja do Futuro, é um centro de controle que consolida informações de diversas fontes, apresentando o conceito de “big data”. O ambiente mostra como a análise de dados e novas tecnologias criam aplicações analíticas que facilitam a gestão, com impacto positivo nos negócios.