Faculdade inaugura museu com exposição de jeans

O MIMO, da Anhembi Morumbi, é um acervo digital a ser acessado pela web e cuja programação prevê quatro exposições por ano

O Museu da Indumentária e da Moda (MIMO) foi oficialmente lançado na tarde de quarta-feira, 3 de maio, em São Paulo (SP), na Universidade Anhembi Morumbi. O lançamento do MIMO foi realizado com palestra sobre o tema Jeans: Cotidiano e Subversão, acompanhado da estreia da primeira exposição em torno do mesmo assunto.

A base da exposição Transforme sua Levi’s foi o trabalho realizado pela turma do curso de Moda da Anhembi Morumbi de 1991, idealizado por Mitiko Medeiros, Genny Abdelmalack e Anna Maria Rahme. Constituída de fotos da peça inteira e de detalhes, com fichas descritivas das técnicas de execução empregadas, a mostra virtual só foi possível graças ao acervo dessa documentação reunido por Mitiko.



O MIMO é resultado de uma reestruturação do Museu da Moda, criado pela faculdade, pela implantação do estudo da indumentária. A coordenação do trabalho está a cargo da professora Márcia Merlo. E pode ser acessado pelo endereço
www.mimo.org.br. De acordo com ela, a proposta do museu é investigar os modos de vestir, baseando-se na época, na história, no comportamento, na política, na cultura e no tempo, por meio da fotografia.



Como objetivo, o MIMO planeja desenvolver um centro de pesquisa e, restaurar, desconstruir e reconstruir antigos tecidos, digitalizar o acervo da Teciteca Dener Pamplona de Abreu, também da Universidade Anhembi Morumbi e, assim, compor mais exposições virtuais. Serão quatro por ano.



Inicialmente, o projeto conta com a participação de professores e alunos dos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda, da universidade. Mas, a coordenadora garante que o museu aceitará a contribuição de alunos de outras instituições. O MIMO compõe o Centro de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi.

fotos: divulgação (Lília Diniz/MIMO)