Desafios foram abertos por Vicunha, Grupo Soma, The Lycra Company, Rovitex e Incofios.
Na segunda rodada de negócios, o Fashion Hub apresenta as soluções de 2021 para desafios propostos por cinco empresas. São as mantenedoras do programa de inovação para o setor têxtil e de moda. Do ciclo 2 participaram Vicunha, Grupo Soma, The Lycra Company, Rovitex e Incofios.
Conforme Vinicius Roman, diretor técnicoda aceleradora de startups Neo Ventures, que participa do Fashion Hub, ao todo, entre maio e julho, foram prospectadas 60 empresas com possíveis soluções para os desafios abertos. Dessas, seis apresentaram provas de conceito que foram testadas pelas empresas. Os resultados parciais foram divulgados durante o Demoday.
Desafio Vicunha
Como mensurar e otimizar as diversas perdas que ocorrem no processo produtivo?
Startup: Ubivis.
Solução: Desenvolvimento de plataforma única que integrou os bancos de dados da empresa. Por essa plataforma, é possível visualizar, monitorar e analisar o comportamento em tempo real de cem variáveis, como pressão de fios e vazão de água. Esse monitoramento visa facilitar a tomada de decisão ao longo do processo.
Desafio The Lycra Company
Como podemos reduzir o consumo de água nas operações?
Startup:Piipee.
Solução: Instalação do dispensador da Piipee nos banheiros da planta industrial da empresa no Brasil. Ao lado das descargas, quando acionado, o aparelho libera produto químico biodegradável que remove a cor e o cheiro do xixi, sem precisar jogar água. Conforme a apresentação da empresa no Demoday do Fashion Hub, em três meses de uso, a The Lycra Company conseguiu economizar 530 mil litros gastos com descarga naquela unidade.
Desafio Grupo Soma
Como reciclar as sobras têxteis de corte do Grupo Soma em larga escala, indo além da desfibragem?
Startups: Âmago Têxtil e Eurofios.
Solução 1: No evento em que o Fashion Hub apresenta soluções de 2021, o Grupo Soma considerou duas alternativas diferentes para seu desafio. A Âmago Têxtil propôs a reciclagem química no lugar do processo mecânico tradicional para tratar as 60 toneladas de resíduos têxteis gerados por ano na produção das coleções das marcas do grupo. Pelo tratamento proposto, separados solventes e glicose, o material poderia ter duas destinações: combustível ecológico com aplicação no setor sucroenergético e fertilizante agrícola.
Solução 2: A Eurofios propõs a reutilização de 95% dos resíduos na forma de fios têxteis. Os 5% restantes iriam para aterro sanitário. O projeto prevê a implantação de uma central de resíduos e o desenho da logística para recolher o material para destinação. Rafaella Rebello, do Grupo Soma disse que a empresa está considerando usar os fios feitos de material têxtil reaproveitado em sua própria cadeia de produção, começando por duas marcas em 2022.
Desafio Incofios
Como produzir peças de manutenção de maneira inteligente e com menor custo?
Startup: Materializa.
Solução: Impressão 3D. Como opção de importar peças de reposição para máquinas do parque fabril da empresa, a proposta foi imprimir os componentes, quando necessário. Inicialmente, testou a solução em cinco peças principais. A empresa que esperava reduzir 15% a 20% por ano com manutenção, atingiu redução de 77% nessa etapa inicial.
Desafio Rovitex
Como obter assertividade no mix de produtos da Rovitex?
Startup: Propus Data Science.
Solução: Inteligência artificial. Durante o Demoday no qual o Fashion Hub apresenta soluções de 2021, a Propus pincelou algumas das inúmeras etapas do complexo sistema desenhado. A Rovitex é uma empresa verticalizada envolvendo a produção de malha e confecção de 20 milhões de peças por ano para cinco marcas. Para o piloto, trabalhou com as marcas Endless e Trick Nick, para as quais a plataforma Analytics fez uma análise preditiva recomendando quantidade de modelos para cada grupo de produtos; preço target por modelo; e quantidade de modelos a ser produzida conforme a faixa de preço.