Acordo mais recente é com a Covalent, marca alemã que usa a tecnologia para rastrear produtos feitos de material regenerativo.
Peso pesado no mercado de TI, a IBM avança no setor de moda por meio da tecnologia blockchain. O acordo mais recente é com a Covalent, marca alemã de óculos e bolsas que usa a tecnologia para rastrear produtos feitos de material regenerativo. A marca pertence à Newlight Technologies, empresa de biotecnologia sediada na Califórnia.
Entre os desenvolvimentos está o AirCarbon, material regenerativo feito a partir de micro-organismos do oceano, feito para substituir plástico, fibras sintéticas e couro. Com esse material, a Covalent produz óculos e bolsas. No processo emprega energia renovável, de modo que o AirCarbon é certificado como carbono negativo pela Carbon Trust.
Para levar essas informações até a ponta de consumo, a marca decidiu adotar a plataforma IBM Blockchain, baseada em IBM LinuxONE. A intenção é rastrear o impacto de carbono de seus produtos de moda, validando e dando transparência pelo mapeamento de impacto ambiental.
TRANSPARÊNCIA CODIFICADA
Cada artigo recebe um número baseado em blockchain, que pode ser usado para mostrar as etapas do processo de produção e seu impacto com emissão de carbono. Um número exclusivo de 12 dígitos impresso em cada produto da Covalent, conhecido como ‘Carbon Date’, representa o momento em que o AirCarbon foi usado para criar aquele artigo específico, descreve a IBM em comunicado à imprensa.
De acordo com as empresas, o consumidor digita o número no site da Covalent e acompanhará a jornada da cadeia de suprimentos. Desde quando o AirCarbon foi formado e moldado em uma bolsa, até quem verificou de forma independente seu impacto de carbono e quando ele foi movido para um CD, acrescenta a nota.
Aparentemente, para ter acesso a esse recurso, o consumidor terá que fazer um cadastro.
A IBM é líder em soluções de blockchain de software livre desenvolvidas para empresas. Desde 2016, tem clientes nos setores de serviços financeiros, cadeia de suprimentos, governo, varejo, gestão de direitos digitais e saúde que implementaram aplicativos de blockchain. A companhia gerencia uma série de redes que operam ao vivo e em produção usando plataforma na nuvem.
Desde o ano passado, a IBM avança pelo mercado de moda. Tem entre os clientes Kaya & Kato, confecção alemã que fabrica uniformes e roupas de trabalho. Nesse caso, rastreia desde a fibra utilizada até o produto final, de forma a garantir que adota produção sustentável.