IBM avança na moda com blockchain

IBM avança na moda com blockchain

Acordo mais recente é com a Covalent, marca alemã que usa a tecnologia para rastrear produtos feitos de material regenerativo.

Peso pesado no mercado de TI, a IBM avança no setor de moda por meio da tecnologia blockchain. O acordo mais recente é com a Covalent, marca alemã de óculos e bolsas que usa a tecnologia para rastrear produtos feitos de material regenerativo. A marca pertence à Newlight Technologies, empresa de biotecnologia sediada na Califórnia.

Entre os desenvolvimentos está o AirCarbon, material regenerativo feito a partir de micro-organismos do oceano, feito para substituir plástico, fibras sintéticas e couro. Com esse material, a Covalent produz óculos e bolsas. No processo emprega energia renovável, de modo que o AirCarbon é certificado como carbono negativo pela Carbon Trust.

Para levar essas informações até a ponta de consumo, a marca decidiu adotar a plataforma IBM Blockchain, baseada em IBM LinuxONE. A intenção é rastrear o impacto de carbono de seus produtos de moda, validando e dando transparência pelo mapeamento de impacto ambiental.

TRANSPARÊNCIA CODIFICADA

IBM avança na moda com blockchain

Cada artigo recebe um número baseado em blockchain, que pode ser usado para mostrar as etapas do processo de produção e seu impacto com emissão de carbono. Um número exclusivo de 12 dígitos impresso em cada produto da Covalent, conhecido como ‘Carbon Date’, representa o momento em que o AirCarbon foi usado para criar aquele artigo específico, descreve a IBM em comunicado à imprensa.

De acordo com as empresas, o consumidor digita o número no site da Covalent e acompanhará a jornada da cadeia de suprimentos. Desde quando o AirCarbon foi formado e moldado em uma bolsa, até quem verificou de forma independente seu impacto de carbono e quando ele foi movido para um CD, acrescenta a nota.

Aparentemente, para ter acesso a esse recurso, o consumidor terá que fazer um cadastro.

A IBM é líder em soluções de blockchain de software livre desenvolvidas para empresas. Desde 2016, tem clientes nos setores de serviços financeiros, cadeia de suprimentos, governo, varejo, gestão de direitos digitais e saúde que implementaram aplicativos de blockchain. A companhia gerencia uma série de redes que operam ao vivo e em produção usando plataforma na nuvem.

Desde o ano passado, a IBM avança pelo mercado de moda. Tem entre os clientes Kaya & Kato, confecção alemã que fabrica uniformes e roupas de trabalho. Nesse caso, rastreia desde a fibra utilizada até o produto final, de forma a garantir que adota produção sustentável.