Usando equipamento laser, o software permite simular efeitos de fiação e construção de tecido, como cross ring, ring spun, slub ou crosshatch.
Durante a Denim by Première Vision, realizada a semana passada em Barcelona, na Espanha, a Jeanologia lançou o software Light Scraper para ser usado junto com um equipamento de marcação a laser. Pela luz, o sistema e-Mark 2.0 simula na superfície do tecido efeitos de fiação e construção, como cross ring, ring spun, slub ou crosshatch. “Usando um mesmo tecido de base, pode-se criar inúmeras variações”, afirma Carmen Silla, responsável pelo marketing da empresa espanhola.
Atualmente, o software vem carregado com 20 opções de efeitos e lixados. “Ao permitir trabalhar com apenas um tecido, a tecnologia deve revolucionar a forma como se fabricam os jeans, já que elimina os custosos inventários de tecidos e permite reduzir em quatro semanas o time-to-market, tempo que transcorre desde o início da produção do tecido até colocar a peça no varejo”, destaca a empresa.
De acordo com Carmen, a nova geração de laser da marca já conta com o Light Scraper instalado. Modelos antigos podem instalar o software, desde que estejam no range da linha E. Comprado em separado, o e-Mark 2.0 custa em torno de 3 mil euros. Além da possibilidade de criar efeitos de fios e construção, o software também reproduz aspectos lixados, geralmente obtidos em trabalhos manuais. Segundo a empresa, a técnica de raspar o jeans com lixa tende a desaparecer por ser considerada nociva à saúde dos operários porque pode provocar tendinite crônica, problemas musculares e dificuldades respiratórias em casos extremos.
GALERIA DE FOTOS
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4
- Foto 5