Novo estudo da Lycra sobre hábitos do consumidor de jeanswear detecta pela primeira vez a internet como canal de vendas relevante
Pesquisa realizada pela Lycra indica que a internet tornou-se um canal relevante de compra de calça jeans, com participação de 20% no bolo total. “Em outras edições do estudo, a internet sequer aparecia como um canal de venda importante para o jeanswear, o que torna o resultado ainda mais expressivo este ano”, avalia Robson Ferreira, gerente do negócio de tecidos planos da marca Lycra para a América do Sul. A pesquisa é realizada desde 2012.
A edição mais recente foi feita pelo Ibope Inteligência e os resultados apresentados durante evento Trend Session Jeanswear, organizado pela empresa. O levantamento apurou que os consumidores optam por comprar pela web para conseguir melhores preços que os oferecidos no comércio tradicional. É um critério diferente da média geral. Segundo a Lycra, conforto, qualidade e preço são os três principais critérios de compra, e nessa ordem, apontados pelos entrevistados para essa pesquisa.
Assim como nos estudos passados, conforto segue sendo o benefício mais valorizado pelos consumidores de jeans, respondendo por 68% do total. “O mais interessante é observar que, além de se manter na liderança, sua importância aumenta a cada avaliação realizada desde 2012, quando apresentava cerca de 60% das menções”, destaca o gerente. Qualidade do produto vem logo em seguida com 65% e preço é o terceiro critério de importância com cerca de 50%.
Além de calças em denim, a pesquisa avaliou também o hábito de quem compra calças em sarja. Conforme o levantamento, o preço médio desembolsado por modelos de calça de qualquer um dos materiais é de R$ 91. Porém, enquanto 92% dos brasileiros compram calças em denim, apenas 26% optam pela sarja. E não há marca preferida. Desde que o produto atenda aos requisitos de conforto, qualidade e preço, no jeans o consumidor é bem pouco fiel. Lojas de departamento são os locais mais procurados para compra de jeans, sendo escolha de 62% dos entrevistados pelo Ibope, quando procuram calça de denim.
No universo pesquisado, os consumidores assumiram ter em média 12 calças no armário, entre denim e sarja. A apuração foi realizada em outubro passado, com 1 mil entrevistados sendo 52% mulheres e 48% homens, entre 15 e 54 anos. O levantamento só não ouviu consumidores da classe E. Também foram computadas as respostas de mulheres que compraram pelo menos um jeans nos últimos seis meses. Para os homens, o prazo cobria os últimos 12 meses.