Moda adere à plataforma que une marcas, clientes e motoristas Lalamove e aos carros elétricos da DHL para entregas urbanas.
Impulsionadas pelas demandas geradas pelo ecommerce as marcas buscam novos canais de logística. Até a pandemia de covid-19, os Correios respondiam por 88% das entregas dos pedidos encaminhados pelos e-commerces brasileiros. Desde, então, a moda começa a experimentar outros canais de logística. Na plataforma que une marcas, clientes e motoristas parceiros Lalamove, as marcas de moda representam 13,42% do total, informou a empresa ao GBLjeans.
Entre as marcas estão Overcome, Erva Doce & Lola e Maria, Marcyn , TVZ, Galeria PIX, One Up, Track & Field, Voltage, Amandine, Vinke & Co., Lab77, Haight, By Helena Bordon, Lefah.
Em comunicado à imprensa, a Lalamove cita o case da Overcome, marca de moda streetwear criada em 2011 e que, hoje, opera 11 lojas no estado de São Paulo. “Eles ajudam a gente a fazer todas as etapas da nossa logística, com veículos maiores para abastecer nossas lojas e as motocicletas para oferecer uma entrega rápida aos clientes. Principalmente porque nossa demanda no e-commerce aumentou com a pandemia”, destaca a Lalamove em declaração atribuída a Kaique Sousa, diretor geral da Overcome.
Conforme o comunicado, se o cliente fizer uma compra até às 12h em dias úteis, recebe o pedido no mesmo dia. Em compras realizadas depois das 12h, a entrega fica para o dia seguinte.
Com sede em Hong Kong, a logtech Lalamove desembarcou no Brasil em julho de 2019.
DHL REFORÇA NOVOS CANAIS COM FROTA DE CARROS ELÉTRICOS
Novos canais de logística também entram nas variáveis de sustentabilidade das companhias brasileiras. De olho nessa mudança, no início de 2021, a DHL reforçou a frota de carros elétricos para entregas urbanas, de pequenos volumes e baixa concentração, nas regiões metropolitanas formadas pela Grande São Paulo e pelo Grande Rio.
“Atendemos principalmente clientes das áreas de sportswear, moda, itens de consumo básico, beleza e medicamentos, mas essa solução sustentável pode atender uma gama variada de indústrias. Esse serviço pode fazer parte de soluções amplas de armazenagem e distribuição, como ser contratado de forma independente. Inclusive, já estamos conversando com várias marcas reconhecidas interessadas em agregar um transporte verde a sua logística”, declarou em comunicado à imprensa, o head de transportes da DHL Supply Chain no Brasil, Fábio Miquelin.
A frota da companhia conta com 25 veículos elétricos, com modelos Renault Kangoo Z.E. Conforme a nota, a DHL Supply Chain planeja triplicar sua frota elétrica nos próximos anos, em busca de emissões zero.
No Brasil, a frota elétrica amplia a oferta de novos meios de transporte como uso de bicicletas tradicionais e elétricas para distribuição em centros urbanos.