Marcas experimentam aplicações de IA

Marcas de moda experimentam aplicações de IA

John John, Grupo Soma e Renner estão entre as empresas com projetos em evolução.

Ainda de uso restrito a companhias maiores, a hora de explorar a inovação por inteligência artificial generativa, como o Chat GPT da OpenAi, é agora. Nos próximos três a cinco anos, portanto antes de 2030, as aplicações de IA podem render pelo menos US$150 bilhões para o mercado de marcas de vestuário, moda e artigos de luxo, aponta estudo recente da consultoria Mackinsey. Marcas de moda no Brasil experimentam aplicações de IA em diferentes áreas.

JOHN JOHN USA IA EM CAMPANHA

Marcas de moda experimentam aplicações de IA

Para a coleção de verão que chega às lojas nesse final de setembro, a John John lança a campanha Welcome To The Jungle que foi desenvolvida usando elementos criados por IA pelo fotógrafo de moda Lufre, misturando cenários reais e virtuais para o que a marca chama de “imersão no tema selva tropical”. A tecnologia foi usada para inserir elementos da natureza nas imagens, como animais e plantas.

As estampas do verão da marca abordam os elementos associados às selvas tropicais, como flores, folhagens,animais. A paleta de cores abrange tons de verde, vermelho e bege, aplicada em peças de comprimento cropped, camisas, shorts, calças e acessórios.

SOMA USA IA COMO CONSULTORIA

Marcas de moda experimentam aplicações de IA

Controlador de marcas como Hering, Farm e Animale, o Grupo Soma usa IA como uma consultora de moda digital. A tecnologia sugere adaptações nas peças de acordo com as tendências de vendas e os algoritmos preditivos, que são baseados no histórico de desempenho e características de produtos, explica a empresa em comunicado ao mercado.

Nos canais digitais, o grupo utiliza ferramentas de IA para aumentar o resultado de SEO, de forma a otimizar as buscas dos clientes, acrescenta o informe. Também são realizados testes de pesquisa de produtos por meio de imagens similares e ferramenta de prova virtual a partir de uma foto. Em outra frente, o grupo investe em métodos que aprimoram a recomendação de produtos de acordo com o perfil do cliente que navega pelo ecommerce das marcas.

RX VENTURES INVESTE EM STARTUP DE IA

Marcas de moda experimentam aplicações de IA

Por meio da Volpe Capital, o RX Ventures fundo de corporate venture capital da Lojas Renner, fez um aporte de US$7,85 milhões na Connectly, startup californiana que comercializa soluções de comércio conversacional (c-commerce). A empresa atua com soluções de Software as a Service (SaaS) que disponibilizam uma assistente virtual para enviar promoções e sugestões de compra ao cliente.

Atualmente, a Connectly opera em 10 países atendendo 250 clientes. Há pouco mais de um ano no Brasil, tem em sua carteira clientes como a própria Renner e a Malwee.