Marca portuguesa de jeans contratou o serviço de software da catarinense Neogrid.
Para resolver problema com rupturas na oferta de produtos nos pontos de venda, a portuguesa Salsa regula estoque usando solução da catarinense Neogrid. O sistema utiliza recursos de inteligência artificial para calcular a demanda real observada nas lojas de varejo. E, dessa forma, planeja o estoque mensal conforme a venda na ponta. Aos lojistas, a Salsa envia insights e estratégias de reposição com base nessa análise de dados, comenta a Neogrid em comunicado distribuído à imprensa.
Controlada integralmente desde 2020 pelo também português grupo Sonae, a Salsa opera 200 lojas distribuídas por diferentes cidades da Europa, o canal de venda online e uma rede de 1,5 mil multimarcas.
“Minha grande dificuldade com a plataforma que utilizávamos era que faltava a ela inteligência, ela era estática. Tínhamos reuniões semanais para análises. Todo o trabalho era humano e muitas vezes não tínhamos a agilidade necessária na tomada de decisão. Com o sistema da Neogrid ficou mais fácil porque a inteligência artificial analisa os dados com agilidade e nos aponta para onde e o quanto de produtos temos de enviar para as lojas”, ressaltou no comunicado Ana Esteves, diretora de supply chain da marca de jeans.
O uso da plataforma da Neogrid começou em 2019. A empresa brasileira desenvolve soluções de Software as a Service (SaaS)voltadas para a sincronização da cadeia de suprimentos, a fim de melhorar a distribuição das peças ao longo dela.
PREVISÃO POR PONTO
Conforme as empresas, nesse período a Salsa regula estoques, evitando ruptura na oferta de artigos, sem aumentar o volume de peças armazenadas.
De acordo com a Neogrid, a marca portuguesa usa o sistema DRP que permite fazer previsões para cada ponto de venda, considerando o desempenho de cada produto em loja e locais de estoque. É capaz ainda de gerenciar promoções, variação de preços e câmbio, entre outras funcionalidades.
SOFTWARE COMO SERVIÇO
A Salsa usa a plataforma de serviços da Neogrid que, atualmente, no geral, integra cerca de 40 mil lojas, 30 mil indústrias e 5 mil distribuidores.
Com sede em Joinville, a Neogrid abriu capital em dezembro do ano passado. No primeiro trimestre de 2021, reportou receita líquida de R$58,4 milhões, crescimento de 15,2% sobre o primeiro trimestre de 2020.
Em teleconferência com analistas de mercado, a empresa catarinense informou que as vendas internacionais correspondem a 20% da receita.