Se aprovado pelo conselho de administração, estratégia é iniciar a implementação pelos projetos de maior retorno no curto prazo.

Um dos principais eixos de investimento da Santista S.A. para 2025 é dar início a um ambicioso projeto de transformação digital. Conforme Newton Coelho, diretor de negócios, a Santista praticamente conclui a fase de mapeamento de processos com uma consultoria externa, mirando no roadmap a integração de sistemas, a automação de tarefas e a adoção de ferramentas de inteligência artificial.
“Não se trata apenas de trocar sistemas, mas de repensar a operação como um todo, desde o RH até a fábrica, para ganhar eficiência e liberar as pessoas para tarefas mais analíticas e estratégicas”, explica o executivo. A expectativa é de o conselho de administração concluir a análise do roadmap de transformação digital ainda neste primeiro semestre.
Aprovado o roadmap, a estratégia da Santista é iniciar a implementação pelos projetos de maior retorno no curto prazo, garantindo aderência interna e justificando os aportes junto aos investidores. “O grande objetivo é integrar os investimentos já feitos desde 2019 com os próximos passos, construindo uma base tecnológica robusta e alinhada às demandas do século XXI”, afirma Coelho. De acordo com ele, a inteligência artificial será aplicada para antecipar falhas, otimizar fluxos e ampliar a capacidade analítica dos times.
PERSPECTIVA E LANÇAMENTO
Conforme o diretor, as vendas do semestre até maio apresentaram resultado melhor do que o projetado. “Sentimos um retorno à valorização do denim tradicional, com o azul voltando com força às vitrines”, diz acrescentando que a empresa detecta uma recuperação gradual do mercado.
Como o segundo semestre é historicamente mais favorável ao setor, a expectativa é otimista mas cercada por cautela em função da volatilidade dos juros e da dificuldade em expandir o quadro de funcionários, um gargalo apontado por diversos concorrentes. “Temos um plano de crescimento consistente, mas seguimos dando passos conscientes para não comprometer nossa saúde financeira”, completa o executivo.
Em meio à reestruturação tecnológica, cujo roadmap a empresa conclui, a unidade de jeanswear da Santista fez o lançamento na cidade de São Paulo da coleção endereçada ao inverno 2026, que batizou de Entre tramas e algoritmos. Entre denim e artigos da linha flat (sarja), são cinco novos produtos, mais a reengenharia de quatro tecidos clássicos.
foto: divulgação