Marca americana de roupas para ioga, que compete com a Lululemon, compra participação na Wearsafe Labs que produz sistema com botão de pânico ligado ao celular.
A Yogasmoda, marca americana de vestuário esportivo inspirado na prática da ioga, anunciou que pretende incorporar botão de pânico em uma seleção de peças em curto prazo. O passo nessa direção foi dado com o investimento na Wearsafe Labs, uma empresa desenvolvedora de um sistema de segurança pessoal que funciona como um botão de pânico acionado a partir de um pequeno tag. O anúncio da associação foi feito a semana passada, mas, as empresas não deram detalhes do arranjo financeiro envolvido.
Inicialmente, a Yogasmoda vai vender o pequeno dispositivo – do tamanho de um controle remoto para abrir portas de garagem – em suas lojas de varejo, com a intenção de implantar o tag a algumas peças, especialmente para o público feminino que se exercita ao ar livre. O dispositivo pode ser levado no bolso ou preso à roupa. Em caso de necessidade o botão é pressionado, enviando uma mensagem de texto, e-mail ou outra notificação, via uma conexão Bluetooth com o celular, que tem ser da Apple.
O Wearsafe Tag custa US$ 39, nos Estados Unidos e é preciso usar também um aplicativo específico para o produto, cuja assinatura custa U$ 5 por mês. Por esse aplicativo, o usuário programa o telefone de um membro da família, amigo ou grupo de amigos que deve ser avisado. Ao ser acionado o botão, a pessoa do outro lado abre o link enviado, onde vê o mapa mostrando a localização GPS da pessoa e uma opção para ligar para o 911, o telefone de emergência nos Estados Unidos.
A Yogasmoda foi criada em 2013 para concorrer na mesma faixa de mercado da canadense Lululemon. A empresa americana confecciona as roupas a partir de tecidos desenvolvidos em seu centro de pesquisa e desenvolvimento localizado na Califórnia.