Levantamento de 2021 mostra resultados e desempenho de Renner, Riachuelo, C&A e Marisa.

Com base nos balanços financeiros publicados pelas 4 maiores varejistas de moda do Brasil o GBLjeans faz o raio-X de desempenho de Renner, Riachuelo, C&A e Marisa em 2021. Comparado aos resultados de 2020, as 4 maiores varejistas de moda do país registraram indicadores melhores. O tom para 2022 é
de otimismo ainda que cercado pelas incertezas a respeito da escalada inflacionária que corrói a renda do consumidor, a taxa de desemprego e as eleições presidenciais.Os indicadores incluem receita líquida, resultado líquido (lucro ou prejuízo), volume de vendas digitais, o número de lojas de cada rede e o tamanho do marketplace que cada uma opera.
MAIOR VAREJISTA POR RECEITA
:: Mesmo sem incluir Youcom e Camicado, a rede de lojas Renner continua sendo a maior entre as quatro varejistas de moda do país. A receita líquida consolidada em 2021 alcançou R$10,5 bilhões, aumento de 40,3% sobre 2020. Só a Renner (somando também as vendas de Ashua e Repassa) contabilizou receita líquida de R$8,6 bilhões.
:: A Riachuelo é a segunda maior em faturamento. Anotou R$7,2 bilhões em 2021, incluindo as vendas da Carter’s e da Casa Riachuelo. Representou crescimento de 15,6%. Sozinha, a Riachuelo obteve receita líquida de R$7,1 bilhões.
:: Em terceiro lugar, está a C&A com receita líquida de RS$5,1 bilhões em 2021, crescimento de 26%.
:: Marisa ocupa o quarto lugar no grupo de varejistas que publicam balanços trimestralmente. Anotou receita líquida de R$2,5 bilhões em 2021, aumento de 17,1%.
MELHOR RESULTADO LÍQUIDO.
:: Das quatro, apenas a Marisa continua a operar com prejuízo líquido no ano (R$71,7 milhões). Mas bem abaixo dos R$432 milhões acumulados em 2020.
:: O maior lucro líquido do ano é da Renner, com ganho de R$633 milhões, que ficou abaixo do R$1 bilhão apurado em 2020 muito por conta de créditos fiscais.
:: Riachuelo está em segundo lugar com R$453 milhões de lucro líquido, seguida por C&A que registrou lucro líquido de R$329 milhões.
VAREJISTA QUE MAIS CRESCEU
:: Pela taxa de crescimento da receita, a Renner lidera. Subiu 44% contra 2020, com a bandeira Renner, Ashua e Repassa. Juntando Camicado e Youcom, o crescimento total foi de 40,3%.
:: Em relação a 2020, a receita da C&A cresceu 26,1%. Da Marisa, subiu 17,1%. Da Riachuelo, aumentou 15,6%.
TAMANHO DA REDE
:: Considerando apenas as lojas da bandeira, a Renner fechou 2021 com 413 lojas, 20 a mais do que tinha em 2020. A Youcom tem 104 operações, e a Camicado 119 unidades. No total, são 633 lojas em 2021, 30 a mais em relação ao ano anterior.
:: A segunda maior rede é da Marisa, com 344 lojas, o mesmo número de 2020. Em teleconferência com analistas, a companhia informou que em 2022 retoma o plano de investimentos para abertura de unidades, além da adequação de lojas ao novo formato.
:: Riachuelo tem 328 lojas. Incluindo Carter’s e Casa Riachuelo a rede totaliza 364 lojas, com 38 inaugurações no ano.
:: C&A fechou 2021 com 319 lojas, 24 a mais que em 2020.
PARTICIPAÇÃO DAS VENDAS DIGITAIS
:: A varejista que mais faturou com vendas digitais em 2021 foi a Renner com R$1,6 bilhão, incluindo Youcom e Camicado. O valor equivale a 13,5% da receita líquida de mercadorias da companhia.
:: C&A registra a maior participação com 13,8% do total, de modo que correspondeu a R$900,7 milhões.
:: O balanço da Riachuelo informa participação de 10,7%, a menor entre as quatro. Com valor de R$575,5 milhões.
:: Vendas digitais corresponderam a 12,5% do total de receita de mercadorias da Marisa com R$251,8 milhões.
MARKETPLACE
As vendas dos marketplaces das quatro varejistas estão incorporadas aos canais digitais. O levantamento mostra, então, a quantidade de sellers com os quais trabalham.
:: C&A tem o maior marketplace em número de sellers. São 462. Da Marisa é o menor com 16 sellers. Riachuelo trabalha com cerca de 200 sellers e a Renner com 115 sellers.
MAIS DADOS NOS GRÁFICOS
Para mais detalhes de comparação, navegue pelos gráficos, clicando sobre eles e usando as setas.
foto: coleção Renner