A escolha do local da loja deve considerar muitas variáveis, de potencial de consumo a conflitos com multimarcas
Um dos fatores mais delicados para a marca que pretende abrir uma loja de varejo é definir a localização. Alguns critérios devem ser observados como identificar pontos que não concorram diretamente com uma revenda da marca, estudar se o melhor negócio em relação a potencial de venda está exclusivamente em capitais, definir o público-alvo e o posicionamento da loja dentro da região escolhida.
Segundo a consultora de varejo, Ana Vecchi, é essencial fazer um estudo de geomarketing para analisar os potenciais de cada área por meio de estatísticas. E nem sempre a divisão geográfica coincide com as fronteiras físicas que separam regiões ou estados.”O negócio é se prender aos detalhes para tomar uma decisão final. Por exemplo, entender se o bairro escolhido é residencial ou comercial, se tem moradores fixos ou uma população flutuante podem ser o ponto-chave para chegar a uma conclusão”, explica Ana.
De acordo com o gerente comercial da Dress To, Cláudio Santos Júnior, a política de estudar as regiões foi adotada pela marca. “Fazemos um estudo de potencial de venda para definir quantos clientes podemos atrair naquela localidade e se o melhor ponto é em shopping center ou em rua para abrirmos uma loja com a nossa bandeira”, garante ele. Além disso, a marca trabalha com o modelo de exclusividade de área para os franqueados, ou seja, normalmente as franquias estão localizadas em capitais e as multimarcas em cidades menores para evitar o conflito.
A Gata Bakana também optou pelas capitais para ter franquias, que foram inauguradas no ano passado. “O pólo maior de consumo está nas capitais e por mais que nessas áreas existam multimarcas que vendam Gata Bakana o choque não acontece por ser uma região muito grande, com vários bairros”, avalia Maurício Schindwvein, diretor comercial da empresa.
Para entrar no varejo com loja própria a partir do segundo semestre do ano passado, a Morena Rosa fez uma pesquisa de mercado para ingressar em uma cidade que oferecesse retorno positivo. “Fizemos um estudo de reconhecimento de marca para ver aonde seria melhor abrir a loja e optamos por Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Vamos continuar com essa pesquisa e decidimos que caso haja potencial de compra nas cidades nas quais a marca não tiver muito reconhecimento vamos entrar com lojas de varejo”, diz Edgard Almeida, gerente de marketing do grupo Morena Rosa, localizada em Cianorte (PR).
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