Entidade que representa o grande varejo de moda brasileiro tornou-se membro da aliança global que visa a produção sustentável no setor
A ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda do país, anunciou que se tornou membro da Sustainable Apparel Coalition, aliança global que visa alcançar produção sustentável no setor, envolvendo marcas de roupas e calçados, varejistas, fornecedores de diversos pontos da cadeia e entidades representativas. Do Brasil, são dois membros: A ABVTex e, desde o final do ano passado, a Rhodia, empresa do grupo Solvay.
Atualmente, a coalisão da SAC reúne em torno de 220 membros. Na categoria marcas e varejistas, constam empresas como Adidas, Asics, Nike, Puma; Gstar, Gap, Guess, Levi’s, VF Corp, Global Brands Group, LVMH; C&A, Walmart, Macy’s, H&M, Inditex e Primark, entre outras tantas. A categoria de fabricantes abrange produtores de tecido, como as de denim Isko,Artistic Milliners e Arvind; grandes PLs; fornecedores de aviamentos, produtos químicos e fibras. Entre associações, universidades, entidades setoriais e de governo, a ABVTex é a única brasileira.
“Neste trabalho colaborativo, a SAC nos propicia realizar um intercâmbio de informações, em que vamos nos abastecer sobre as melhores práticas internacionais e poder compartilhar as experiências e iniciativas promovidas no Brasil”, declarou em comunicado ao mercado o diretor executivo da ABVTex, Edmundo Lima.
O Grupo Malwee chegou a figurar entre os membros da SAC, tendo aderido à aliança global no final de 2013, e permanecendo associado até 2016. O relatório anual de sustentabilidade de 2017, publicado pela companhia, já não faz referência a esse vínculo.