Braço de licenciamento da empresa visa consolidar no Brasil as marcas US Polo e La Martina.

Depois de 20 anos de atuação como distribuidor local de marcas como Havaianas, Nike e Adidas, a Alpar do Brasil fechou o primeiro contrato de licenciamento em
2019. Veio a pandemia de covid-19, que deixou os planos do mundo em suspenso e não foi diferente com a empresa. A partir de 2021, acelerou a operação das licenciadas. Conforme Marcus Vinicius Conte, CEO da Alpar, a companhia abrirá mais quatro lojas até o final do ano, entre U.S. Polo Assn. e La Martina, as duas mais recentes.Atualmente, conta desde maio com uma loja da U.S. Polo Assn. no Morumbi Shopping, na cidade de São Paulo. E até o final do mês inaugura ponto da La Martina no Shopping Iguatemi, de Porto Alegre (RS).
Além das duas, já tem o licenciamento para o Brasil da linha de calçados da Champion e os tênis da marca californiana Straye, voltada para o mundo dos skatistas.
Os planos de varejo estão mais concentrados para U.S. Polo Assn. e La Martina, com coleções baseadas no lifestyle dos apreciadores de polo, esporte praticado sobre cavalo. A meta é alcançar 60 lojas entre ambas até 2029.
COLEÇÃO DE VERÃO
Sobre valor do investimento, Conte não fala. Só ressalta que a partir da operação de licenciamento, o quadro de colaboradores mais que dobrou. Passou de 52 em 2020, para 125 funcionários em 2022, sem incluir na conta os representantes comerciais, que atuam por intermédio de escritórios independentes.
A primeira coleção de U.S. Polo Assn. e La Martina foi a de inverno, cujas entregas estão em andamento, tendo sido vendidas 53 mil peças entre ambas as marcas. A Alpar prepara o anúncio da coleção de verão das duas em julho.
As coleções têm desenvolvimento local a partir de panorama de moda indicado pelas equipes de cada marca, explica o CEO. A maior parte dos artigos conta com produção controlada pela Alpar, mas terceirizada, tanto para vestuário quanto para calçados. Atualmente, constitui uma rede de 20 parceiros industriais, apenas no Brasil, responsável pela maior parte do volume produzido. Além de fornecedores de fora, de países como China, Índia e Peru.
CD TRANSFERIDO PARA SÃO PAULO
Fundada em 1999, no Rio Grande do Sul, a Alpar do Brasil mantém a sede em Cachoeirinha, município que compõe a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em 2019, a empresa transferiu o moderno centro de distribuição do Rio Grande do Sul para o interior de São Paulo. Está instalado em galpão de 4,6 mil metros quadrados em Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas. A escolha da cidade considerou a localização próxima de três importantes rodovias do estado – Anhangüera, Bandeirantes e Dom Pedro.
Na unidade de distribuição, a Alpar continua a operar com Havaianas, Lacoste, Nike, Nike SB e Adidas. Atende majoritariamente pequenos e médios varejistas do Brasil, explica Conte.