O levantamento do GBLjeans considera o desempenho das companhias de capital aberto que operam com lojas de varejo.

Com base nos balanços financeiros publicados, o GBLjeans traça o raio-X das 12 maiores empresas de moda do Brasil em 2024. O levantamento considera as companhias de moda de capital aberto que operam com lojas físicas de varejo no mercado brasileiro. Oito delas concentram no vestuário a principal fonte de receita; duas são do segmento esportivo, uma com foco em linha de vestuário fitness e a outra de calçados; uma só de calçados; e outra de moda íntima e fitness.
Cinco delas são varejistas e as outras sete operam com varejo próprio e franquias, além de multimarcas.
O levantamento do GBLjeans contempla os resultados de Renner, Riachuelo, C&A, Marisa, Grazziotin como varejistas.
Quatro configuram holdings que controlam diversas marcas, como é o caso de Azzas 2154, Veste, Inbrands e Lupo. Track & Field, Havaianas e Grupo SBF (Centauro e Nike) concentram os negócios de moda em torno de uma marca principal.
RANKING ANUAL
Para comparação, o levantamento inclui os indicadores do ano de receita líquida, resultado líquido (lucro ou prejuízo), Ebitda, dívida líquida, investimentos, quantidade de marcas controladas, número total de lojas de varejo e número de lojas por marca.
Com base nesses dados, o GBLjeans compõe raio-X das 12 maiores empresas de moda do Brasil em 2024.
:: Em receita líquida, a Lojas Renner continua a maior empresa varejista de moda do Brasil, controlando as bandeiras Renner, Youcom, Ashua e o brechó online Repassa, em moda, e a Camicado, em artigos para casa.
:: A seguir, aparece a Azzas 2154, dona de 24 marcas, resultado da fusão dos grupos Arezzo & Co e Soma.
:: Com a reestruturação financeira, a Marisa figura como a companhia de moda de menor dívida.
:: Track & Field é a única das 12 empresas a não acumular dívidas.
:: Em 2024, a Azzas 2154 continua a operar com a maior rede de lojas de varejo do Brasil, atuando com 24 marcas. Contudo, a Lupo é marca com rede de lojas mais ampla do país, ultrapassando a Hering.
:: Receita líquida subiu na maioria. A Track & Field foi a que mais cresceu em 2024, com alta de 22% sobre 2023.
:: Marisa (-15%) e Inbrands (-13,3%) foram as únicas duas companhias cuja receita líquida caiu em relação a 2023.
:: Quatro empresas apresentaram crescimento de 2 dígitos, além da Track & Field: C&A, 16,4%; Grazziotin, 16%; Azzas 2154, 15,1%; e Havaianas, 10,1%.
:: A que menos cresceu em receita foi o Grupo SBF, com alta de 2,3%. Depois Lupo, com avanço de 5,5%; Lojas Renner, 5,8%; Riachuelo, 9,5%; e Veste, 9,5%.
NAVEGUE PELOS GRÁFICOS
Para comparar todos os indicadores, use os gráficos abaixo elaborados pelo GBLjeans.
foto: divulgação (desfile outono/inverno da Renner)