As 8 maiores empresas de moda do Brasil

As 8 maiores empresas de moda do Brasil

Para o levantamento, o GBLjeans considera o desempenho no 1º semestre de 2024 das companhias de capital aberto.

As 8 maiores empresas de moda do Brasil

Tomando por base os balanços financeiros publicados por 8 maiores empresas de moda do Brasil, o GBLjeans traça o raio-X de resultados do 1º semestre de 2024 de Renner, Azzas 2154, Riachuelo, C&A, Marisa, Veste, Grazziotin e Inbrands. Nas 5 companhias de operação majoritariamente varejista – Renner, Riachuelo, C&A, Marisa e Grazziotin – a venda de vestuário representa a maior parte da receita. As outras 3 são empresas de vestuário com operação mista. Ou seja, mantêm braço forte de varejo, próprio ou por franquias, e atuam também com importante canal de atacado, atendendo a multimarcas.

Duas dessas companhias de operação mista, de varejo e atacado, contam com produção própria parcial. É o caso da Azzas 2154, que controla a Hering, depois da fusão de Arezzo&Co com o Grupo Soma, e a Veste. Entre as varejistas, somente a Riachuelo opera produção própria com a Guararapes, que abastece boa parte do vestuário vendido na rede de lojas.

RANKING SEMESTRAL

Os indicadores avaliados pelo levantantamento incluem receita líquida, resultado líquido (lucro ou prejuízo), número de lojas de cada rede, valor da dívida líquida de cada varejista e o investimento realizado ao longo do semestre. Com base nesses dados, o GBLjeans compõe o raio-x das 8 maiores empresas de moda do Brasil.

:: Em receita líquida, a Lojas Renner é a maior empresa varejista de moda em receita líquida, dona das bandeiras Renner, Youcom e Ashua, em moda, e da Camicado, em artigos para casa. Em seguida, aparece a Azzas 2154, dona de 34 marcas, que empurrou a Riachuelo para o terceiro lugar.

:: Das 8 grandes, a receita líquida de C&A foi a que mais cresceu. Aumento de dois dígitos, de 13,9%.

:: Já Marisa foi a empresa na qual a receita mais encolheu (-41,3%). Também enfrentaram receita menor no semestre a Inbrands e a Veste.

:: Nos primeiros seis meses de 2024, Marisa, Riachuelo e Inbrands registram prejuízo líquido.

:: Somando os resultados de Arezzo&Co e Grupo Soma, cujo último balanço financeiro separado foi o do 1º semestre de 2024, a Azzas 2154 é das 8 maiores empresas de moda a que mais investiu no período.

:: Com a reestruturação financeira, a Marisa reverteu o cenário e é a menos endividada do grupo.

:: Devido à quantidade de lojas da marca Hering, a Azzas controla a maior rede varejista do país, com 2.095 pontos de venda de varejo.

Para comparar, use os gráficos abaixo elaborados pelo GBLjeans.

foto: divulgação (nova campanha da Renner)