Holding que controla as marcas Le Lis Blanc, Noir,LeLis, John John Denim e Bo.Bô operou no vermelho nos quatro trimestres de 2013, tendo aberto 22 lojas no período.
No quarto trimestre de 2013, o cenário enfrentado pela Restoque, a holding que administra as marcas Le Lis Blanc, John John Denim, Noir,Le Lis e Bo.Bô, não mudou e a companhia elevou o prejuízo para R$ 18,40 milhões ao encerrar o ano, depois de ter obtido lucro de R$ 11,64 milhões em 2012. A receita líquida da companhia continuou a crescer nos três últimos meses de 2013. Com isso, o faturamento líquido chegou a R$ 713,67 milhões, respondendo por aumento de 12,2% em relação à receita de 2012.
Mesmo diante dos percalços, a Restoque abriu 22 lojas ao longo de 2013, oito delas no último trimestre. Assim, a rede de varejo computa 207 unidades, sendo 106 delas da bandeira Le Lis Blanc. A John John Denim vem em seguida com 52 lojas, sendo que havia terminado 2012 com 38 pontos de venda. A Bo.Bô manteve as 44 lojas. A Noir Le Lis, marca de moda masculina para a qual a holding atribuía 36 lojas no segundo trimestre, teve o modelo modificado. Ficou com seis lojas independentes no terceiro trimestre, sendo que uma foi fechada no final do ano, chegando a 2014 com cinco unidades.
Mas, a holding manteve parte da operação da marca de moda masculina incorporada à rede da Le Lis Blanc. Das 106 lojas da marca feminina, 26 lojas mantêm corners da Noir e outras nove apresentam a configuração híbrida com área anexa, em que a Noir conta com entrada e vitrines próprias. No processo de ajustes, a Restoque encerrou outras três lojas da Noir que operavam no modelo híbrido e outra foi convertida em loja da John John.
O relatório dos resultados direcionado ao mercado atribui o prejuízo a fatores contábeis (alto nível de depreciação e despesas não recorrentes, incluindo multas e juros referentes à anistia de ICMS/SP, despesas extraordinárias e efeito não caixa de variação cambial, incluindo o resultado do instrumento de hedge). Também houve perda com a forte liquidação realizada ainda no primeiro trimestre do ano e com o aumento da venda via canais de desconto, através da abertura, nos últimos 12 meses, de três lojas de outlet, totalizando oito unidades.
Embora o canal de desconto tenha prejudicado os ganhos, também ajudou a companhia a aumentar “substancialmente sua capacidade de venda de produtos de coleções passadas”. Essa condição refletiu no crescimento da receita, junto com as vendas para multimarcas e pelo ecommerce. Ainda como fator atrelado ao prejuízo, o relatório menciona a menor quantidade e disponibilidade de produtos nas lojas no quarto trimestre de 2013, em comparação com igual período do ano anterior.
Em receita bruta, as lojas próprias contribuíram com R$ 905,8 milhões, que representou aumento de 9,6%), em comparação com 2012. A contribuição das multimarcas cresceu 7,8% no período, correspondendo a R$ 88,2 milhões, enquanto outros canais (ecommerce, outlets, clubes privados de vendas on-line e bazares) responderam por R$ 66,1 milhões, com aumento de 110,4% de um ano para o outro.