Varejista pretende eliminar etapas logísticas e aproximar controle da base produtiva responsável por 80% da malharia vendida

A C&A Brasil abriu um centro de controle de qualidade e desenvolvimento em Blumenau, em Santa Catarina, próximo do CD da companhia localizado na cidade vizinha de Navegantes. Por comunicado, a varejista explica que a decisão é estratégica com o objetivo de reduzir drasticamente o lead time (tempo de produção e entrega) da linha de malharia da companhia. Atualmente, Blumenau concentra em torno de 80% da produção nacional de malha adquirida pela C&A.
Até então, o controle de qualidade ocupava estrutura dentro centro de distribuição da C&A em São Paulo. “Devido a sua estratégica localização, [o centro] elimina uma etapa do processo de controle de qualidade e logística antecipando análises e melhoria contínua junto aos fornecedores, reduzindo significativamente o tempo de liberação das peças, trazendo mais precisão, velocidade e previsibilidade a uma categoria que ocupa posição central no portfólio da companhia”, afirma a C&A em nota distribuída à imprensa.
O novo centro começou a operar em dezembro. “É uma mudança que impacta o ciclo inteiro. Quando aproximamos a qualidade de quem produz, ganhamos tempo, reduzimos retrabalho e elevamos o padrão do que chega à cliente”, declarou no comunicado Fernando Brossi, diretor de operações da C&A Brasil.
Em Blumenau, a varejista centraliza testes como avaliação de pilling e torção, estabilidade dimensional, solidez de cor, elasticidade, resistência de costura e conforto térmico. Além das atividades em laboratório, um time especializado atuará em campo realizando avaliações nas fábricas da região que fornecem para a empresa.
TAMANHO DA REDE
A C&A iniciou 2026 operando com 340 lojas no Brasil, das quais 5 abertas durante dezembro. Nos primeiros 9 meses do ano, a varejista de moda apurou receita líquida total de R$5,51 bilhões, valor que corresponde a crescimento de 8,4% na comparação a igual período de 2024.
foto: divulgação



