Acordo nesse sentido foi firmado entre as duas empresas e a transação, cujo valor não foi revelado, aguarda aprovação do órgão regulador.
A C&A México vai mudar de mãos. O controle da varejista holandesa que está no país desde 1999 foi vendido ao Grupo Axo. Comunicado conjunto das empresas não informa o valor da transação e acrescenta que a operação aguarda aprovação do órgão regulador do mercado local, a Comisión Federal de Competencia Económica. Atualmente, a C&A opera 75 lojas, distribuídas em 60 cidades mexicanas.
O Axo é um grupo mexicano que em julho do ano passado comprou o braço local da Privalia México. Cresceu como distribuidor de grifes como Tommy Hilfiger, Calvin Klein, Victoria’s Secret, Abercrombie, Guess. Controla ainda a varejista Promoda. Ao todo, a companhia reúne 4.912 pontos de venda, das marcas representadas; 782 lojas próprias estabelecidas no México e no Chile; e mais 13 lojas de vendas online.
Segundo o dado mais recente, o balanço financeiro do terceiro trimestre de 2019, encerrado em 30 de setembro, o Grupo Axo faturou 3,1 bilhões de pesos mexicanos nesses três meses (algo em torno a US$ 162 milhões). O lucro líquido no período foi de 17,26 milhões de pesos mexicanos (US$ 901 mil). De janeiro a setembro, a receita líquida alcançou 8,6 bilhões de pesos mexicanos e prejuízo líquido de 22,5 milhões de pesos mexicanos. Convertidos, os resultados equivaleriam a US$ 454 milhões e perda de US$ 1,2 milhão.
Duas semanas antes desse anúncio, o Axo assumiu as operações da Nike na Argentina, no Chile e no Uruguai. Com direito a operar, administrar e distribuir a marca nesses três mercados.
MUDANÇAS NA C&A BRASIL E RESULTADOS DO TERCEIRO TRIMESTRE
A negociação envolvendo a operação do México ocorre cinco meses depois de a C&A Brasil realizar um IPO, com vistas a levantar recursos para reduzir endividamento e inaugurar lojas no país. A abertura de capital está restrita ao mercado brasileiro, assim como a venda para o Axo só vale para o México.
No Brasil, a C&A obteve receita líquida de R$ 1,25 bilhão no terceiro trimestre de 2019, 2,6% acima do registrado em igual trimestre de 2018. Anotou lucro líquido de R$ 19,1 milhões, que corresponde à queda de 40,5% na comparação com os ganhos do terceiro trimestre de 2018.
Nos primeiros nove meses do ano, a receita líquida da C&A Brasil somou R$ 3,56 bilhões, crescimento de 2,9% sobre o mesmo período de 2018. O lucro líquido foi de R$ 796,3 milhões, aumento de 1,6% sobre os ganhos de janeiro a setembro de 2018.
Até final de setembro, a varejista operava 283 lojas, seis abertas nos primeiros nove meses. A previsão era inaugurar cinco unidades no último trimestre.
O investimento em nove meses foi de R$ 233,9 milhões, dos quais R$ 75,9 milhões desembolsados no terceiro trimestre.