Consolidada no Rio de Janeiro, onde mantém 20 lojas próprias, a marca avança para outras regiões sobretudo através de franquias, prevendo inaugurar 15 unidades só em São Paulo ao longo de 2010
A carioca Checklist inicia sua estratégia de expansão e inaugura seis novas lojas até o fim do ano. Nos próximos dois meses, a marca abre duas lojas próprias, uma em São Paulo (SP) e outra em Niterói (RJ), totalizando R$ 400 mil investidos. Junto com isso, novas unidades franqueadas serão abertas em Brasília (DF), Natal (RN), Campos (RJ) e São Paulo, somando oito inaugurações da Checklist ao longo de 2009. Para 2010, os planos da marca feminina se concentram em São Paulo, capital e interior, onde até 15 franquias deverão ser inauguradas.
“A marca está bem consolidada no Rio de Janeiro e tínhamos uma demanda grande por parte das mulheres paulistas. Duas franquias – Fortaleza (CE) e Petrópolis (RJ) – nos serviram de laboratório. Com os bons resultados que tivemos, decidimos levar franquias para outros estados”, conta Fernando Giffone, diretor executivo da Checklist, acrescentando que há cerca de duas semanas a marca inaugurou a primeira unidade própria na capital paulista, no Shopping Villa-Lobos.
Há dez anos no mercado, a marca conta com 20 lojas próprias no Rio de Janeiro, além de cerca de 400 multimarcas espalhadas pelo Brasil, atendidas por 12 representantes. Com fábrica instalada no Rio de Janeiro, a Checklist tem volume mensal de produção de 85 mil peças, sendo que 70% dos trabalhos são feitos internamente e os 30% restantes terceirizados. Hoje, o jeans representa cerca de 10% da produção da marca, que tem lançamentos semanais e cerca de 1,5 mil modelos por ano.
“De um ano e meio para cá, a participação do denim dobrou nas coleções Checklist, pois, acreditamos que com uma boa modelagem e estilo, o jeans pode nos ajudar na fidelização das clientes”, explica o diretor. O projeto de expansão inclui reforços na área de estilo. A expectativa é contratar quatro novos integrantes para a equipe de estilo que, hoje, conta com sete profissionais. Os novos estilistas devem ter suas primeiras criações apresentadas na coleção do verão 2011, já que o inverno 2010 já está em processo de desenvolvimento.
fotos: Carla Curalov