Braço brasileiro da varejista entrou com pedido para abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo, informando receita e lucro líquido.
A C&A pretende operar como empresa de capital aberto no Brasil, assim como são os grandes players do setor – Renner, Riachuelo, Marisa e Cia Hering. Pedido de oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) foi encaminhado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 30 de agosto. A intenção é levantar recursos para investir em projetos como a abertura de 159 lojas em locais onde a varejista ainda não atua, sobretudo em shopping centers.
Até junho, a C&A operava no Brasil com 282 lojas físicas, informa o prospecto preliminar de oferta endereçado a investidores, publicado pela empresa. O documento contempla informações financeiras da empresa no país até então inéditas. Os dados em circulação configuravam estimativas do mercado. Porém, o prospecto não determina ainda valor ou quantidade de ações a serem negociadas. A expectativa é a abertura ocorrer em meados de outubro.
De acordo com as informações a investidores, a C&A obteve receita líquida de R$ 5,16 bilhões em 2018, aumento de 2,6% sobre 2017. No entanto, o lucro líquido somou R$ 173,6 milhões no ano passado, tendo crescido praticamente 80% sobre os R$ 96,9 milhões arrecadados em 2017. Em 2016, a receita da companhia foi de R$ 4,78 bilhões, com prejuízo líquido de R$ 141,3 milhões.
MAIS PROJETOS, COMO CD ADICIONAL E RFID
As lojas físicas são abastecidas por quatro centros de distribuição. Dois deles localizados em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Santa Catarina. Juntos integram área total de 105 mil metros quadrados. O e-commerce conta com um CD dedicado, também localizado em São Paulo. As vendas online representaram 1,9% da receita líquida de 2018, detalha a empresa. Algo próximo a R$ 100 milhões. Os recursos obtidos com o IPO também contemplam projeto de instalação de mais um CD. A ideia com o reforço é suportar a expansão prevista das operações físicas.
Prevê ainda a implementação de sistema de identificação por radiofrequência (RFID). A tecnologia aumentaria o escopo da iniciativa de omni-canal da companhia. Em 2019, a C&A lançou o sistema ship-from-store, que permite a lojas físicas receberem mercadorias compradas online, diminuindo custos e logística, destaca a empresa.