Embora a receita líquida tenha crescido 9,1% no segundo trimestre em relação ao ano passado, ganhos caíram quase 70% no mesmo período.
Prejudicada pelo menor fluxo de consumidores nas ruas, especialmente nas lojas estabelecidas nas cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo, a Marisa encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 11,9 milhões, que representou queda de 69,4% sobre igual período do ano passado e também ligeira queda em relação ao primeiro trimestre. Dessa forma, encerra o primeiro semestre com lucro apurado de R$ 25,6 milhões, redução de 46,1% em comparação com os ganhos de janeiro a junho de 2013.
Essa desaceleração nos lucros do segundo trimestre é atribuída, sobretudo, ao comportamento das vendas em junho afetadas pela Copa e pela liquidação realizada em abril para troca de coleção, preparando as lojas para o outono/inverno. A receita líquida teve, entretanto, desempenho diferente, apresentando crescimento de 9,1% sobre igual trimestre do ano passado. Alcançou R$ 812,5 milhões. O faturamento do semestre subiu um pouco mais, 10%, atingindo R$ 1.510,4 bilhão, informa o relatório trimestral apresentado na sexta-feira, 08 de agosto, pela Marisa.
11 novas lojas em 2015
A expectativa da companhia é encerrar 2014 com mais 12 lojas na rede, apesar de trabalhar com a previsão de “um cenário difícil”. Fechou o semestre com 413 pontos, seis a mais do que iniciou o ano (foram abertas sete unidades no período e fechada uma “devido ao expressivo aumento do custo de operação”). Outras cinco estão previstas para serem inauguradas até dezembro. Segundo a Marisa, já têm 11 lojas contratadas para 2015.
Reforçando o posicionamento de marca fortemente vinculada ao público feminino de classe C, a Marisa avalia que conseguiu adequar bem o mix de produtos a partir do inverno, em política de preços pela qual reforçou a presença de produtos básicos e que deverá continuar. Apesar dos desmentidos oficiais de ambas as empresas acerca da fusão com a Renner, as ações da Marisa continuaram a valorizar.