O modelo funciona como forma de expandir a rede de varejo de empresas bem estruturadas, do ponto de vista operacional e financeiro.
Iniciar uma operação de franquia representa uma alternativa a ser avaliada quando uma empresa planeja ampliar presença direta no varejo. Mas, como em todo negócio, requer cuidados fundamentais. Empresas com problemas de caixa devem passar ao largo de uma decisão como essa, dizem os especialistas. Também tem que dispor de uma estrutura azeitada de suporte e supervisão aos franqueados, muitas vezes com equipe dedicada, o que demanda investimento.
Para começar, saiba que desde 1994, os contratos de franchising são regidos por uma lei específica, a 8.955/94, que estabelece os direitos e obrigações de todas as partes envolvidas. Um dos principais documentos exigidos do franqueador é a confecção do que o mercado chama de COF (Circular de Oferta de Franquias), na qual a empresa detentora da marca coloca as informações básicas, como valor de taxas de franquia e royalties a receber, e outras mais complexas, como balanços e demonstrações financeiras da franqueadora, relato de pendências judiciais em que esteja envolvida, além de outras ainda mais específicas.