Da fusão Arezzo e Soma nasce a Azzas 2154

Da fusão Arezzo e Soma nasce a Azzas 2154

Pelo desenho acertado, o Grupo Soma será extinto, mostra documento entregue à CVM.

Da fusão Arezzo e Soma nasce a Azzas 2154

Anunciada em fevereiro, da fusão da Arezzo &Co e do Grupo Soma nasce a Azzas 2154. Esse é o novo nome da holding Arezzo&Co. No mercado de capitais, a nova empresa será negociada sob o código AZZA3. O numeral 2154 faz referência ao lema Arezzo rumo a 2154, repetido por Alexandre Birman, CEO da companhia.

Pelo documento encaminhado recentemente à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que faz a justificação da combinação de negócios, o Grupo Soma será extinto, sendo sucedido pela Arezzo &Co. Tomando como referência as informações de 2023, a companhia que nasce da fusão da Arezzo com o Soma tem receita bruta combinada de R$12,7 bilhões; 34 marcas; 2.079 lojas de varejo, entre próprias e franquias; e 21,5 mil multimarcas.

Durante conferência de resultados do 1º semestre de 2024, Birman traçou um panorama do processo de fusão já em curso, apresentando alguns resultados. Ele mencionou o evento Pulsar, organizado pela empresa para franquiados e multimarcas, durante o qual fez o lançamento da linha de calçados da Hering e da Farm, com 155 e 191 Skus criados, respectativamente, para a coleção do verão 2025 que chega ao varejo a partir de julho.

Também comentou que a linha de calçados da Animale está em desenvolvimento com 30 Skus, assim como linhas menores para NV e Carol Bassi, que não passarão de 10 Skus para cada uma.

Ainda no plano da sinergia industrial a ser obtida da fusão da Arezzo &Co e do Grupo Soma, Birman afirmou a analistas que está em teste usar a produção de malharia da Hering para confeccionar camisetas da Reserva, mantendo a mesma qualidade mas a um custo 10% menor. Projeta a possibilidade de produção de 4 milhões de camisetas da marca.

RESULTADOS DO TRIMESTRE

O balanço financeiro das duas companhias do 1º semestre foi apresentado de forma separada . A expectativa é que o próximo trimestre, ou o mais tardar no 3º trimestre, seja realizada teleconferência única de resultados.

Ambas as companhias apresentaram desaceleração de resultados.

O lucro líquido do Grupo Soma, dono de marcas como Hering e Farm, retrai substancialmente de janeiro a março. Registra R$21,3 milhões em ganho, queda de 63,7% na comparação com igual período do ano passado. A receita líquida da companhia cresce 1,4% nessa mesma comparação, para R$1,21 bilhão.

Marcas do guarda-chuva da Hering renderam receita líquida de R$522,2 milhões, baixa de 6,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2023. Já a receita líquida das demais marcas da holding avança 8,7% para atingir R$909,5 milhões. O Grupo Soma explica que parte da redução de receita e do lucro no 1º trimestre de 2024 tem a ver com a forte base de comparação representada pelo 1º trimestre de 2023 devido à antecipação de faturamento das coleções.

A receita da Arezzo &Co cresce 4,6% para R$1,07 bilhão no 1º trimestre de 2024. O lucro líquido aumenta pouco para R$71,5 milhões. O maior aumento de receita bruta é da Ar&Co, que agrega a Reserva e todas as marcas dela derivadas, além da Baw.

REDE DE VAREJO

Além do canal de atacado, ao todo, até março Grupo Soma operava 1.042 lojas de varejo, 26 a menos do que tinha em dezembro. Do total, 723 unidades são da Hering, sendo 35 delas megalojas. A distribuição da rede contempla 106 pontos de varejo da Farm; 68 da Animale; 48 da Maria Filó; 32 da Foxton; 19 da NV; 19 da Fábula; 11 da Cris Barros; 4 da Farm Global; e 12 da Off Premium.

A holding Arezzo &Co controlava até março 1.049 lojas de varejo, sendo 439 da marca Arezzo; 249 da Anacapri; 209 da AR&Co; 77 da Schutz; 41 da Vans; 13 da Alexandre Birman; 7 da Carol Bassi; 3 da Alme; e 1 da Vicenza.

foto: nova coleção da Farm