ABVtex entende que seja tarde demais para uma mudança e indústria defende retomada do comércio de moda antes da data.
Durante a coletiva diária para divulgação das informações sobre o cenário da covid-19 no estado de São Paulo, o governador João Dória sugeriu na sexta-feira adiar o Dia das Mães para o último domingo de agosto. Afirmou que essa é uma sugestão e que a decisão cabe ao setor privado. Na avaliação dele, a mudança poderia impulsionar o varejo, ainda fechado por causa da quarentena de combate à covid-19.
“Com isso, o setor comercial poderia se preparar melhor, se orientar melhor e as pessoas conseguiriam celebrar melhor”, defendeu Dória. O Dia das Mães é a data mais importante do varejo brasileiro depois do Natal, especialmente para vestuário. Transferida para o último agosto competiria com o Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo do mês.
“A tentativa de adiar as comemorações do Dia das Mães há cerca de duas semanas antes da data (10 de maio) não faz sentido”, afirmou em nota a ABVtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil). A entidade pondera que as cadeias de lojas já estão preparadas e com campanhas em curso. “Em alguns estados e cidades, as lojas físicas já estão operando e preparadas para esta data. As lojas das cidades onde o isolamento vigora prepararam seus e-commerce para a data”, acrescentou a ABVtex.
ANTECIPAR A VOLTA
Já para a indústria a abertura do varejo de moda em São Paulo deveria ser antecipada para 1º de maio. Desse modo, os lojistas aproveitariam o movimento em torno da celebração do Dia das Mães, em 10 de maio. A previsão anunciada pelo governo paulista é de retomada a partir de 11 de maio. A ideia foi levantada por Luiz Arthur Pacheco, presidente do Sinditêxtil-SP, em live organizada pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) na semana passada. Ele coordena um grupo de trabalho no âmbito do governo do estado para discutir e propor as estratégias de retomada do setor.
Mas o governador afirmou na coletiva desta segunda-feira, 27 de abril, que a flexibilização não será antecipada a fim de o varejo físico aproveitar vendas para o Dia das Mães.