Saiba como essa expansão pode afetar os negócios de lojas de rua e multimarcas, as oportunidades para marcas que estão se expandindo e como a concorrência muda o cenário da região.
Ao se deparar com essa pesquisa sobre a forte expansão dos shopping centers no Brasil, o leitor pode se perguntar: e eu com isso? Tem muito. A começar pelo fato de que os consumidores, de modo geral, e as mulheres em particular, costumam preferir fazer compras em grandes centros comerciais. Por razões variadas, que vão da praticidade – como encontrar em um só lugar uma boa variedade de produtos – à segurança, passando por ambiente climatizado e estacionamento no local. Se a cidade em que tem sua loja vai receber um shopping center ou novos empreendimentos estão previstos para serem construídos em regiões próximas, vale fazer uma análise de como esses movimentos vão impactar nas suas vendas e quais as oportunidades de novos negócios.
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Concorrência acirrada
Geralmente, os novos empreendimentos são erguidos com as chamadas lojas-âncora. No caso do comércio do vestuário, a concorrência local pode se amplificar com a entrada em operação de grandes redes especializadas como C&A, Leader, Riachuelo, Marisa e Renner.
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Oportunidades
:. Franquia: muitas redes de moda estão dispostas a acompanhar essa expansão dos shopping centers, selecionando parceiros de negócios, preferencialmente com experiência em comércio de roupas e/ou conhecedor de como os negócios se desenvolvem na cidade, hábitos e preferências de consumo.
:. Lojas monomarca: têm interesse em se instalar com investimento próprio ou em modelo de licenciamento nesses novos centros comerciais. Quando optam pelo licenciamento, costumam costurar parceria com sócios locais, que conheçam a dinâmica da cidade. Não raro, negociam com multimarcas cujas vendas de produtos da marca sejam expressivas.
:. Multimarcas: presença forte em shopping centers de fora das capitais ou instalados em bairros periféricos das grandes capitais. A chegada de empreendimentos desse porte altera, e muito, o ritmo da cidade, afetando também a loja de rua que deverá estar preparada para enfrentar a nova concorrência. Também pode pensar em abrir loja em um desses shoppings novos, mas, deverá levar em consideração o alto investimento requerido para essa operação e o fato de que o giro de uma multimarcas é bem menor que o encontrado em uma rede monomarca. Ainda que decida ficar onde está, a multimarcas deve se preparar para uma mudança considerável na estrutura da concorrência que terá pela frente.