Ecommerce girou R$2,3 bilhões em 2021

Ecommerce girou R$2,3 bilhões em 2021

Volume corresponde às vendas dos lojistas que operam com o marketplace NuvemCommerce.

Ecommerce girou R$2,3 bilhões em 2021
foto: Pexels

Só o marketplace NuvemCommerce anunciou crescimento de vendas de quase 80% em 2021. O ecommerce girou R$2,3 bilhões no ano, realizando 10,5 milhões de transações realizadas pelos 90 mil lojistas que operam na plataforma. Os dados constam da 7ª edição do relatório anual que faz o balanço dos resultados da plataforma.

Conforme o NuvemCommerce, em 2021 a adesão às compras pela internet continuaram aceleradas no país. O ticket médio das lojas no período foi de R$ 219, aumento de aproximadamente 4% sobre 2020 (de R$211).

“Em 2021, ter uma loja online deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma condição fundamental para as PMEs. Saímos de 2020, um ano marcado pela intensa transformação digital, e chegamos em 2021, época de consolidar a presença no mundo online”, declarou Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop, em comunicado à imprensa.

MODA SEGMENTO QUE MAIS FATUROU

Ao apontar os segmentos que mais faturaram no NuvemCommerce, o relatório afirma que os lojistas de Moda e Vestuário sustentaram 41% do valor total movimentado. O ecommerce girou R$895,4 milhões em vendas de artigos como roupas e calçados.

Saúde e beleza é o segundo segmento de maior faturamento na plataforma, mas com participação de 13,26%, o equivalente a R$146,5 milhões.

COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL

Os dados mais recentes sobre o comércio eletrônico no Brasil como um todo estão na pesquisa Webshoppers, do eBit Nielsen, que trata do primeiro semestre de 2021. O ecommerce no país faturou R$53,4 bilhões, crescimento de 31% sobre o período de janeiro a junho do ano anterior. Sem informação sobre a participação de roupas no total.

Em 2020 inteiro, o comércio eletrônico no Brasil teve faturamento de R$87,4 bilhões.

A parcela movimentada por vestuário nesse bolo é pequena, conforme dados do Iemi. Dos R$193,2 bilhões das vendas estimadas para o varejo nacional em 2020, o ecommerce correspondeu a 3,3%, atingindo R$6,3 bilhões, estima o Iemi.

O varejo físico sustentou R$186,9 bilhões.