Parte das lojas a serem abertas até o final deste ano está localizada em 29 empreendimentos com data de inauguração prevista para o período.
No Brasil, deverão ser inaugurados 41 shopping centers nos próximos nove meses – entre maio e dezembro. Desses, 29 têm espaço reservado para as chamadas lojas-âncora. São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maioria desses novos empreendimentos que terão C&A, Riachuelo, Marisa, Renner, Pernambucanas, Leader, Avenida e Pompéia como parte do mix de lojas. Mas, não são as capitais os principais destinos dos novos conglomerados.
No estado de São Paulo, por exemplo, apenas um dos sete lançamentos com âncoras está sendo construído na capital. É o Tietê Plaza, que tem previsão de abrir as portas em outubro. Os outros seis shopping centers estão sendo erguidos em cidades do interior paulista. Com cinco lançamentos que incluem lojas-âncora, os investimentos do Rio de Janeiro direcionam recursos para a construção de duas obras na capital fluminense. As outras três estão localizadas em outras cidades do estado.
Os projetos de Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são exemplos de investimentos fora das capitais. O foco são cidades com forte potencial econômico. Há também empreendimentos que estão em regiões pouco exploradas por esse tipo de canal de varejo. É o caso de Macapá, que vai receber o Amapá Garden Shopping, onde C&A, Renner e Riachuelo farão a estreia no estado, além da Marisa que já conta com uma loja de rua na capital Macapá.
Seguem a lógica do mercado. Dos 41 novos condomínios previstos para serem abertos em 2013, apenas 15 têm a capital como destino. Os outros 26 projetos estão localizados em cidades do entorno ou que sejam pólos comerciais importantes para o estado. Confira o cronograma dos projetos com lojas-âncoras e as cidades escolhidas.