Entre os objetivos do marketplace de moda de luxo está obter 100% da receita com a venda de produtos certificados ao final da década.
Junto com seu primeiro relatório anual de tendências do luxo consciente, a Farfetch reforça suas metas para 2030. Em uma das mais ambiciosas, o marketplace assume o compromisso de alcançar 100% da receita com a venda de produtos certificados como orgânicos, ou feitos com material reciclado, de comércio justo ou usados.
Montar o mix de venda com marcas avaliadas de forma independente, como o sistema Good On You, também faz parte desse desafio. Dessa forma, garantiria que as grifes com as quais trabalha e a cadeia de fornecimento por trás delas sejam transparentes e atendam a boas práticas sociais básicas e padrões ambientais.
É uma meta ambiciosa dado que em 2019 apenas 3,2% do chamado Valor Bruto de Mercadoria Total (GMV) correspondeu a produtos conscientes, conforme a companhia informa no anúncio dos desafios da década.
Outra meta visa ampliar a participação de produtos desenvolvidos com o propósito de moda circular. “Em 2019, menos de 1% dos itens que vendemos ou atendemos eram ‘circular’”, informa a Farfetch.
A intenção é operar com 50% dos itens vendidos sejam feitos de material reciclado ou reaproveitado junto com o aumento da oferta de serviços como reparos, de revenda ou encaminhados para doação.
“No futuro, incluiremos também uma contagem de itens que são feitos por meios de produção que ajudam a reduzir o desperdício: aqueles ‘projetados para reciclagem’, ‘feitos sob encomenda’ ou ‘projetados para durar’”, destaca a companhia. Desde que sejam atestados de forma independente, acrescenta o relatório.
REDUZIR EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA
Outras metas envolvem o compromisso da empresa de adotar medidas que contribuam para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Em uma delas pretende calcular e revisar toda a pegada de carbono da companhia de acordo com os critérios estabelecidos pelo Protocolo de Gases de Efeito Estufa.
Consta o uso de 100% de energia originada por fontes renováveis nas emissões chamadas de escopo 1 e 2, que envolvem os veículos de propriedade da empresa e consumo de energia elétrica. Também abrange envolver os fornecedores para aumentar a eficiência nas emissões de escopo 3, que têm a ver com logística, compras, embalagens, resíduos, viagens da empresa e emissões de fabricação de produtos para aqueles itens vendidos pela NGG & Browns.
Toma por base as medições de 2019. No ano, registrou 623 toneladas de CO2 no escopo 1. Outras 2.642 toneladas de CO2 ao nível do escopo2. Mais 308.077 toneladas de CO2 no escopo 3.
RELATÓRIO ANUAL DE TENDÊNCIAS DE LUXO CONSCIENTE
A Farfetch reforça o empenho de transparência ao publicar seu primeiro relatório anual de tendências de luxo consciente, no qual examina como os consumidores estão comprando com mais responsabilidade. Nessa análise registra aumento em 2020, influenciado pela pandemia de covid-19.
Para classificar os produtos nesse perfil, a Farfetch considera os critérios: “ser feitos de materiais reconhecidos ou certificados, (como por exemplo, orgânicos, tecidos reciclados e reutilizáveis, materiais celulósicos de baixo impacto, etc.), ser desenvolvido por meio de um processo de produção certificado e ser usado ou pertencer a uma marca com boa pontuação na agência de classificação ética da Good on You”.
Com base nessa observação, a empresa entende que os consumidores estão escolhendo fazer compras com mais responsabilidade em todo o mundo. Sem citar números absolutos, a empresa aponta:
- O México teve o maior crescimento global em compras conscientes, com mais de 341% de crescimento em GMV Consciente na comparação com 2019.
- As compras brasileiras foram as que menos cresceram e mesmo assim subiram 80%, com Martha Medeiros como a marca mais popular.
- Outra constatação é que a venda de produtos Conscientes cresceu 3,4 vezes mais rápido do que a média do mercado em 2020. Reconhece que o impulso combina uma oferta mais ampla por parte da Farfetch e pelo aumento do interesse do consumidor.
- O tráfego para as páginas de produtos conscientes quadruplicou em 2020. Assim como houve “um aumento dramático” no uso do filtro de Sustentabilidade no site.
- O serviço de revenda Second Life da Farfetch cresceu 527% em relação ao ano anterior, enquanto o serviço de doações subiu 662% nos países em que está disponível.
CÁLCULO DE FASHION FOOTPRINT
Em parceria com o IOF.earth, a Farfetch reforça o entusiasmo com sua ferramenta Fashion Footprint ao lançar uma versão aprimorada. A intenção é o consumidor compreender o impacto ambiental de suas escolhas na moda.
Estimula a comparar o efeito em termos de emissão de CO2 e consumo de água dependendo do material principal de que o produto é feito. São sete fibras e couro.
“Além disso, a ferramenta permite que os clientes vejam o potencial de economia ambiental ao incorporar compras de segunda mão em seus guarda-roupas”, acrescenta a empresa em comunicado à imprensa.