Dados são da pesquisa da ABF sobre desempenho do setor no primeiro trimestre.
Em relação ao primeiro trimestre de 2020, as franquias de moda faturam 9,5% menos, registrando R$4,24 bilhões. Os dados são da pesquisa de desempenho realizada regularmente pela ABF (Associação Brasileira de Franchsing) entre as redes associadas.
O setor como um todo apresentou queda de faturamento de 4% entre janeiro e março de 2021. Faturou R$39,88 bilhões nesses três meses, contra R$41,53 bilhões no primeiro trimestre de 2020.
O segmento que mais cresceu nos três primeiros meses de 2021 foram as franquias de Casa e Construção, com alta de 36,5%. Conforme a ABF, foram beneficiadas por fatores como maior demanda por reparos, manutenções e reformas, as famílias ficando mais tempo em casa, trabalho em home office e aulas a distância.
A pesquisa ainda mostra que, no primeiro trimestre de 2021, de modo geral, as redes abriram 3,3% a mais de unidades e fecharam 1,4%, deixando saldo positivo de 1,9% mais operações do que havia de janeiro a março de 2020.
Moda não reproduz o desempenho. No período, assinala 4,8% menos unidades.
Mesmo com esses resultados, a ABF projeta para 2021 crescimento de 8% em receita e 4% em número de redes operando.
RESULTADOS EM 12 MESES
“Analisando o intervalo de 12 meses – período integralmente impactado pela pandemia –, o setor registrou uma queda de 11,4% em sua receita”, aponta a ABF.
Do segundo trimestre de 2020 ao primeiro trimestre de 2021, o faturamento alcançou R$165,53 bilhões.
Nesse intervalo as franquias de moda faturam R$18,70 bilhões, revela a pesquisa da ABF. Representa queda de 22,6%, só perdendo para hotelaria e entretenimento.
Para discutir os desafios do setor, a entidade promove a ABF Franchising Week, que chega à sexta edição, e a segunda totalmente digital. Serão dez eventos na próxima semana, de 21 a 25 de junho.