Receita da varejista cresceu com reajuste de preços, mas empresa errou ao não ampliar estoques de inverno

O inverno que deu impulso ao resultado da Lojas Renner no segundo trimestre, acabou por afetar negativamente o balanço no trimestre seguinte. Mais intenso e prolongado do que o esperado, o frio freou as vendas da Lojas Renner no terceiro trimestre de 2025 (3T25), frustrando parte do mercado e levando o valor das ações da varejista a recuar após a divulgação dos resultados. Embora a receita líquida tenha avançado, o desempenho geral poderia ter sido melhor se a companhia tivesse ampliado os estoques de itens de inverno, concluiu o relatório de desempenho.
A receita líquida somou R$3,56 bilhões de julho a setembro, alta de 5,1% em relação ao mesmo período de 2024. Crescimento creditado aos reajustes de preços, uma vez que a companhia reconhece que vendeu um volume menor de produtos, porque faltaram itens de inverno para as regiões frias, como sul e sudeste, onde a temperatura fria permaneceu até boa parte de setembro.
Ao planejar as compras de inverno, a companhia considerou o equilíbrio entre risco e retorno, optando por não realizar encomendas adicionais além do previsto para a estação. A decisão acabou limitando o potencial de vendas nas regiões de frio, que concentram 25% das lojas da Renner, disse o CEO da varejista a analistas de mercado em teleconferência de resultado do 3T25.
RECORTES DO TRIMESTRE
Da receita total do 3T25, a unidade de varejo contribuiu com R$3,08 bilhões, crescimento de 4,2%, com o vestuário respondendo por R$2,72 bilhões, avanço de 4,7%.
Só a bandeira Renner sustentou R$2,82 bilhões da receita líquida de varejo, com aumento de 4,3%.
Já a Youcom teve expansão de 5%, para R$ 121,8 milhões, e a Camicado cresceu apenas 0,7%, para R$ 135,2 milhões.
De julho a setembro, a Lojas Renner anotou lucro líquido de R$279,4 milhões. E o investimento consumiu praticamente R$200 milhões no período.
BALANÇO DE 9 MESES
Com o impulso do primeiro semestre, o acumulado de nove meses da Lojas Renner avançou 11,9%, alcançando receita líquida de R$10,98 bilhões. Desse total, a receita de varejo contribuiu com R$9,48 bilhões, alta de 11,6%, sendo que a receita de vestuário correspondeu a R$8,43 bilhões, crescimento de 12,8%.
No acumulado de janeiro a setembro, o lucro líquido somou R$904,9 milhões, avanço de 27,5%.
Nº DE LOJAS
A varejista encerrou setembro com 694 lojas, sendo 432 da Renner, 102 da Camicado, 142 da Youcom e 18 da Ashua. No trimestre, foram abertas cinco unidades e fechadas duas. Em 9 meses, a companhia inaugurou 18 pontos, mantendo a expectativa de encerrar o ano com 30 a 37 novas operações.
Para o quarto trimestre, a Lojas Renner prevê reajustes de preços em linha com a inflação. Também enxerga espaço para aumento de preços a partir do sortimento de produtos.




