Além de inaugurar a primeira loja da nova marca Hering for You, companhia muda perfil da Dzarm e revê metas de expansão da rede de varejo 2014 e 2015.
Junto com o balanço do terceiro trimestre do ano, anunciado na manhã dessa quinta-feira, 23 de outubro, a Cia. Hering relatou várias mudanças. Uma delas foi a decisão de mudar o perfil da marca jovem Dzarm. A partir da coleção de outono, a marca será relançada tendo produtos apenas para o público feminino, sem a linha masculina como estava posicionada desde a origem. Também mudará a estratégia de distribuição. Sem entrar em detalhes, apenas informou que fechou a única loja de varejo em operação da Dzarm.
No início do último trimestre do ano, a empresa inaugurou a primeira loja da nova marca Hering For You, que funciona no MorumbiShopping, na capital paulista. E anunciou que a segunda será aberta até o final do ano no Shopping Center Norte, também em São Paulo. Por conta do cenário econômico considerado delicado, a companhia reviu os planos de abrir cem lojas ao longo de 2014. Serão 75 novas unidades, das quais 46 concentradas para abrir entre outubro e dezembro, incluindo as duas da Hering For You. Da Hering Store serão mais 31 unidades e outras 13, entre Hering Kids e Puc.
De julho a setembro, foram abertos 11 pontos de venda de varejo, incluindo uma Hering Store no Uruguai, e fechados cinco (três Hering Store no Brasil, outra na Venezuela, além da Dzarm). Com essa composição, a rede da empresa encerrou o terceiro trimestre com 764 lojas, seis a mais do que tinha em junho. Segundo a empresa, a cautela em relação à inauguração de lojas será estendida para o planejamento de 2015.
Lucro aumenta
Em relação ao terceiro trimestre de 2013, a Cia. Hering registrou aumento de 21,7% de lucro líquido, atingindo R$ 70,88 milhões. O desempenho foi favorecido por benefícios fiscais, especialmente os concedidos pelo governo de Goiás, diz o relatório do balanço. “E efeitos positivos na base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social”, descreve.
A receita líquida cresceu menos, apenas 0,79% sobre o mesmo período do ano passado, e alcançou R$ 363,55 milhões. Segundo o relatório, as vendas da coleção de verão a multimarcas e franqueados foram afetadas negativamente por causa da Copa do Mundo, que alterou a rotina comercial das empresas. Registrou ainda crescimento mais lento nas compras efetuadas pelas multimarcas que foi atribuído a estoque elevados e preocupação com o consumo.
Junho foi marcado pelo início do período de promoções pontuais em artigos da coleção de inverno e redução temporária nos preços de parte da linha de básicos que continuou até o início de agosto, quando o verão chegou às lojas da rede. O alto verão vai para as vitrines em outubro e outra coleção de férias aparece em dezembro.