Ganhos subiram 22% de julho a setembro, período em que a empresa continuou a ajustar a rede de lojas e ter novos formatos de franquia.
Depois do Basic Shop, a Cia Hering iniciou o quarto trimestre com a inauguração de um novo formato reduzido de franquia. O primeiro quiosque Pop Hering foi inaugurado em 31 de outubro, na entrada do Top Center, shopping da capital paulista. Em outro passo de renovação, imprimiu nova identidade à infantil Puc. A marca que vinha patinando ganhou loja conceito no Morumbi Shopping, aberta no primeiro dia de outubro.
As duas novidades fazem parte de uma série de mudanças adotada pela companhia ao longo do último ano. E que começam a reverter a desaceleração dos resultados. No terceiro trimestre, a Cia Hering comemorou a alta de 22,3% no lucro líquido sobre igual período de 2018. Apurou ganho de R$ 64,12 milhões, mostra o balanço financeiro divulgado ao mercado.
A receita líquida atingiu R$ 388,47 milhões, mas avançou pouco em relação ao registrado entre julho e setembro do ano passado. Aumentou 0,8%. Segundo análise da companhia, o terceiro trimestre anotou forte crescimento de vendas em julho, em função das promoções anunciadas. Desacelerou em agosto e voltou a aquecer em setembro.
No acumulado de nove meses, a receita totalizou R$ 1,12 bilhão, expansão de 2,8% sobre o mesmo período do ano passado. Já o lucro líquido anotou R$ 151,49 milhões até setembro, correspondendo a aumento de 5,2% em relação aos nove primeiros meses de 2018.
AVANÇO EM OMNICANALIDADE
O investimento de julho a setembro somou R$ 12,1 milhões. Entre os projetos a empresa destaca o avanço em omnicanalidade, com a integração de 163 franquias no conceito. Assim, fechou o trimestre com 521 lojas que recebem mercadorias compradas pela internet e foram apontadas como ponto de retirada pelo cliente. A intenção é incluir toda a rede até o final do ano, disse a empresa em teleconferência de resultados com analistas de mercado e investidores.
TAMANHO DA REDE DE LOJAS
A Hering não informa mais em seu balanço a quantidade de lojas por marca. Aponta que o terceiro trimestre terminou com 727 lojas, das quais manteve as 20 no exterior. São, portanto, 12 unidades a menos do que operava em junho. As mudanças ficaram concentradas no mercado interno. De acordo com a empresa, foram abertas 13 lojas no terceiro trimestre: sete Hering Store, três Basic Shop e três Espaço Hering.
E foram fechados 13 pontos: dez da Hering Store, nove da PUC, três da Hering Kids e uma da Dzarm, detalha a empresa.