Embora os indicadores sejam melhores que do primeiro trimestre, desempenho da companhia ainda é afetado por estoques altos, além da retração de consumo.
No segundo trimestre do ano, a Cia Hering voltou a registrar queda de receita e lucro líquidos em relação a igual período do ano passado. A empresa assinalou receita líquida de R$ 380,82 milhões, queda de 9,3% na comparação com o mesmo trimestre de 2014, e lucro líquido de R$ 58,8 milhões, queda de 20,7%, no mesmo período. O resultado da companhia foi afetado pelo nível de estoques, que continua alto, retração das vendas atribuída à economia desaquecida e ao grande volume de promoções a partir de maio para desovar o saldo das coleções anteriores. De acordo com teleconferência com analistas de mercado, a expectativa da empresa é manter o programa de ajuste de estoque até outubro.
Por outro lado, a substituição de produtos importados por produção local ajudou a alavancar o lucro do trimestre. Assim como ocorreu de janeiro a março, no segundo trimestre, a maior pressão sobre a receita foi exercida pelo canal multimarcas “que, desde o final de 2014, tem apresentado desempenho inferior aos demais canais, provavelmente por estarem mais expostos à queda do consumo e da massa salarial da classe média, impactando negativamente as vendas de todas as marcas, especialmente PUC e Hering Kids”, afirma o relatório que acompanha os resultados.
Sobre perspectivas, a companhia declara que “as coleções mais recentes já mostram diminuição das sobras, o que deve contribuir para a recuperação de margens a partir do fim do ano”. No semestre, a receita líquida atingiu R$ 727,86 milhões, que representaram queda de 10,6% sobre o primeiro semestre de 2014. O lucro líquido somou de abril a junho R$ 41,5 milhões, recuo de 20% na comparação com igual trimestre do ano passado.
Nova loja da Dzarm
Em número de lojas monomarcas, entre próprias e franquias, a companhia permaneceu estável, com uma unidade a menos do que tinha no final do ano passado, fechando o semestre com 826 pontos, dos quais 17 no exterior. No período, foram abertas quatro lojas Hering Store, uma delas no segundo trimestre, e encerrada uma; foram fechados quatro pontos da PUC e aberto um da Hering Kids.
Para o segundo semestre, a companhia informa que foi inaugurada em julho a terceira loja Hering For You, que funciona no Shopping Cidade São Paulo, na capital, e está prevista para setembro a primeira loja Dzarm, com o novo conceito voltado apenas para o público feminino.
Investimentos
O volume de investimentos realizados no segundo trimestre aumentou em relação aos recursos aplicados no mesmo período do ano passado. De abril a junho, foram consumidos R$ 29,2 milhões, dos quais R$ 18,8 milhões nas instalações fabris e no Centro de Distribuição, localizados em Goiás. Outros R$ 8,7 milhões foram destinados à área de tecnologia, principalmente para implantação do sistema de ERP adquirido da SAP. Prevista para entrar em operação em julho, a implementação do projeto foi adiada para o início de 2016, mais provavelmente em janeiro, visando evitar risco para as vendas da coleção de alto verão, considerada a maior da companhia.