Receita mundial da companhia espanhola cresceu 9% no ano fiscal de 2017, encerrado em 1º de março, e o lucro subiu 7%
No ano fiscal de 2017, que terminou em 1º de março, a espanhola Inditex, dona da Zara e de mais sete redes varejistas de moda, totalizou receita líquida de € 25,33 bilhões (o equivalente a US$ 31,28 bilhões), que representa expansão de 9% sobre o ano anterior. O lucro líquido da companhia subiu 7% no período para acumular € 3,36 bilhões (ou US$ 4,15 bilhões). A rede global de lojas somou 7.475 unidades, 183 a mais do que tinha em 2016, isso porque foram inaugurados 524 pontos no ano e encerrados outros 341, em processo de acomodação em curso desde 2012.
A Zara é a maior marca da companhia operando 2.118 lojas, 56 delas no Brasil. E foi a que mais fechou pontos, tendo encerrado 95 unidades no ano fiscal de 2017. A que mais abriu operações foi a Zara Home que conta com 590 lojas no mundo inteiro (15 no Brasil), 38 a mais que em 2016. As outras seis marcas não estão no mercado brasileiro: Bershka (1.098 lojas); Stradivarius (1.017 lojas), Pull & Bear (979 lojas), Massimo Dutti (780 lojas), Oysho (670 lojas) e Uterqüe (90 lojas).
O investimento anual foi de € 1,54 bilhão, com recursos aplicados no varejo físico (como abertura e reforma de lojas), na integração das lojas físicas com o comércio online (como a aplicação Click&Collect), expansão da opção de ecommerce para mais países em que as bandeiras operam e implantação de novas tecnologias como RFID, pagamento automático, provador inteligente, entre outras iniciativas já anunciadas pela companhia espanhola. A expectativa é manter esse mesmo nível de investimentos em 2018, uma vez que a expansão da rede física tende a diminuir o ritmo à medida que a empresa espera estender gradualmente as lojas online para todos os mercados em que opera, explicou a Inditex em conferência com investidores, realizada esta semana para apresentação dos resultados financeiros.