Mix rentável, menos liquidação e volume maior impulsionam receita, lucro e margem no 2º trimestre de 2025

A Lojas Renner encerrou o segundo trimestre de 2025 com forte desempenho, sustentado por uma combinação estratégica de fatores que ampliaram a receita e impulsionaram a margem bruta. Em receita líquida consolidada entre todos os negócios, a varejista obteve R$4,16 bilhões, que representa alta de 18,3% em relação ao segundo trimestre de 2024. No acumulado de janeiro a junho, a receita líquida cresceu 15,5%, somando R$7,42 bilhões no semestre.
Em teleconferência de resultados, a Lojas Renner atribui os indicadores favoráveis do segundo trimestre de 2025 ao acerto do mix de produtos, com mais peças de inverno, que têm em média maior valor agregado que a coleção de verão. Como o inverno veio mais cedo este ano, as redes de lojas de vestuário da companhia – Renner e Youcom – venderam mais produtos pesados, favorecendo margem e lucro.
Parte da expansão também se explica pela base de comparação mais fraca no segundo trimestre de 2024, quando fez calor em pleno inverno.
Com o alinhamento das temperaturas com a coleção à venda, as lojas operaram com preço cheio e menos necessidade de liquidação, aponta o relatório de resultados da companhia.
Em paralelo, o novo modelo de abastecimento das lojas ajudou o resultado, mais preciso, em linha com a estação e granular, evitando assim rupturas e necessidade de promoções, acrescentou a empresa na teleconferência com investidores.
Ainda contribuiu para o crescimento, o repasse aos preços do aumento de custos inflacionados.
De acordo com a Lojas Renner, 40% do crescimento do trimestre foi influenciado pelo aumento no volume de itens vendidos. Os outros 60% vêm da contribuição pela redução de markdown (fruto de um estoque mais novo) mais o mix com a participação dos produtos de inverno e ajustes de preço.
EXPECTATIVA
Com a coleção de inverno praticamente vendida antes do pico das promoções sazonais, a Renner iniciou o terceiro trimestre com estoques renovados e uma nova coleção chegando às lojas. Para o período de julho a setembro, a varejista mantém expectativa positiva, mesmo considerando que o cenário macroeconômico possa vir a afetar o consumo das famílias e a base de comparação mais forte do terceiro trimestre de 2024.
Em termos de expansão física, a companhia fechou junho com 691 lojas em operação, das quais cinco inauguradas no segundo trimestre de 2025.
Do total, 450 unidades atuam sob a bandeira da Renner, uma a mais que no primeiro trimestre do ano.
Em seguida, aparece a Youcom com 139 lojas, que ganhou reforço de mais 4 pontos no trimestre.
Já a Camicado opera com 102 unidades.
A Lojas Renner mantém a previsão de abertura de pontos de venda, entre 30 e 37 inaugurações em 2025. Dessa previsão, a maior parte será aberta entre novembro e dezembro, informou a companhia.
Do total, a Renner deverá expandir a rede com mais 15 a 20 lojas. Outras 15 reforçarão a rede da Youcom. Para a Camicado, a intenção é abrir uma ou duas lojas.
Os investimentos somaram R$165,9 milhões no segundo trimestre e R$227,5 milhões no semestre.
LUCRO CRESCE 30%
O lucro líquido consolidado da Lojas Renner foi de R$404,5 milhões, que representa avanço de quase 30% (28,4%) sobre o segundo trimestre do ano anterior.
No semestre, o lucro acumulado alcançou R$625,5 milhões, alta de quase 40% (37,7%) quando comparado com os ganhos do primeiro semestre de 2024.
Da receita líquida total da Lojas Renner, a bandeira Renner sustentou R$3,37 bilhões no trimestre e R$5,89 bilhões no semestre, participação que gira em torno dos 80% do consolidado. No trimestre, a alta de receita da bandeira Renner foi de 18,8%.
Youcom atinge R$140 milhões no trimestre, ultrapassando pela primeira vez a contribuição da Camicado que registrou receita líquida de R$132,9 milhões.
No semestre, a Camicado registrou receita líquida de R$260,8 milhões e a Youcom, de R$246,5 milhões.
foto: divulgação (cápsula Arquivos lançada pela Renner em colaboração com a marca Aluf ) | crédito: Breno da Matta)