Período pré-Copa chegou a registrar crescimento de 6%, mas, a partir de junho o movimento caiu, alega a Alobrás.
A euforia da Copa do Mundo, com o Brasil caminhando para as oitavas de final, não se refletiu no comércio de vestuário. Para esquentar as vendas, os comerciantes do Brás, no centro de São Paulo, bairro que reúne em torno de 5 mil lojas entre atacadistas e varejistas, decidiram antecipar as promoções de inverno para junho ao invés de esperar pelo fim da estação. “As vendas do chamado pré-inverno iam bem e chegamos a registrar alta de 6% em comparação com a mesma época do ano passado, mas agora tudo parou devido aos jogos”, afirma Jean Makdissi Jr., conselheiro executivo da Alobrás (Associação de Lojistas do Brás).
Por causa dos feriados e dos jogos, diz o empresário, as lojas tiveram pouco movimento tanto de consumidores finais quanto de lojistas que evitaram viagens para reabastecer os pontos de venda. As promoções antecipadas, de acordo com Makdissi, oferecem descontos de até 40% para alavancar as vendas até o final da Copa, em 13 de julho. “Esperamos crescimento de 6% até o final do ano, descontada a inflação”, afirma. Itens temáticos em verde, amarelo, azul e branco para torcer pelo Brasil estão em destaque nas lojas, além de peças básicas e jeans. Com o fim do período de promoções, as lojas passam a liquidar os estoques preparando para as coleções de primavera. Entre as 5 mil lojas do Brás, 20% atendem só varejo, 20% só atacado e 60% os dois públicos.