Melhora dos indicadores no final do ano não bastaram e a companhia encerra 2014 com ganhos praticamente iguais aos de 2013, registrando ligeira alta de 0,2%.
Em 2014, o desempenho da Cia. Hering praticamente repetiu os resultados do ano anterior, ainda que o quarto trimestre tenha registrado aumento do lucro líquido. A receita líquida anual atingiu R$ 1,67 bilhão, que correspondeu à ligeira queda de 0,1% em relação a 2013, enquanto o lucro líquido aumentou 0,2% para R$ 318,86 milhões. O último trimestre do ano repetiu a composição: a receita líquida caiu 0,5%, para R$ 500,61 milhões, em relação ao mesmo período de 2013, mas, o lucro líquido aumentou 7,4%, somando R$ 109,21 milhões.
Sobre os resultados, o relatório da companhia menciona fatores que afetaram as vendas: “desaceleração do crescimento econômico combinada com as incertezas em relação à Copa do mundo e ao cenário eleitoral criaram um ambiente de cautela excessiva em nossos canais de distribuição que, ao longo do ano, procuraram minimizar os riscos em detrimento de crescimento de vendas”. Também conviveu em 2014 com maior volume de produtos vendidos com descontos e remarcações “devido a estoques elevados em conseqüência do fraco desempenho de vendas ao longo do ano e a intensificação de atividades promocionais na marca Hering, a fim de eliminar estoque de produtos antigos e preparar as lojas para a introdução da nova linha de básicos”.
Para 2015, diante da expectativa de PIB menor e consumo em baixa no Brasil, as prioridades da empresa incluem ampliar as vendas das lojas já estabelecidas e nas multimarcas que já compram; expandir novas frentes de crescimento iniciadas com o lançamento da marca Hering For You e o reposicionamento da Dzarm, orientado agora exclusivamente para o público feminino.
Canais de venda
No ano todo, foram abertas 80 lojas, 46 das quais no quarto trimestre, informa a Hering. A Hering Store ganhou mais 53 unidades; a Hering Kids, 19; a PUC, quatro; e duas da Hering for You; além das 17 franquias no exterior. Em paralelo, ao longo de 2014, a companhia fez ajustes na rede fechando 11 unidades: cinco da Hering Store, três da Hering Kids, duas da PUC e a única da Dzarm.
Além da rede de varejo, as marcas da companhia também são comercializadas via multimarcas. Fechou o ano com 18,233 mil revendas, das quais 6,577 mil da Hering.
Os investimentos totais no ano somaram R$ 96,5 milhões, sendo que R$ 37,1 milhões foram aplicados entre outubro e dezembro, em projetos industriais, sistemas de TI, lojas, entre outros.