Água na têxtil: Tavex unifica iniciativas sustentáveis.

Muitos dos projetos de melhoria de processos implantados foram ações apresentadas pelos próprios funcionários de cada área da empresa, como o de otimização de energia térmica.

Com oito fábricas, a maioria instalada no Brasil, a Tavex destaca a experiência com iniciativas de sustentabilidade de duas delas – uma instalada na cidade de Tatuí e outra em Americana, no interior de São Paulo. São ações para minimizar o impacto ambiental de sua operação, unificados no projeto Denim Care by Tavex. Além do reúso da água resultante do processo de fabricação dos tecidos, a empresa também usa água da chuva para abastecer banheiros, regar jardins e lavar as ruas dentro das plantas. “A utilização da água é equilibrada nas duas fábricas para melhor aproveitamento nos tingimentos e acabamentos”, explica Lilian Kurosaki, gerente de marketing e produto denim da Tavex.

Uma das iniciativas de sucesso, de acordo com a executiva, foi em relação à economia de energia térmica e elétrica. “Otimizamos os processos intermediários de acabamento para reduzir consideravelmente a utilização de calor nos processos de secagem dos tecidos, diminuindo os tempos de exposição às temperaturas e economizando energia”, detalha. Muitos dos projetos de melhoria de processos foram iniciativas apresentadas pelos próprios funcionários de cada área, como o de otimização de energia térmica.

A planta de Tatuí, que conta com poços artesianos, é menos atingida pela falta de água que Americana. “Isso não significa que não devamos controlar o consumo naquela cidade. Temos informações que na região de Americana há poços cujos níveis de água já estão muito inferiores que os habituais dos últimos anos, e portanto, é necessário o uso consciente da água em todos os locais”, aponta.

Outro projeto, o Acquasave by Tavex, foi desenvolvido para preservar os recursos hídricos por meio da máxima reutilização da água em todos os processos fabris. A linha de tecidos é produzida por uma combinação de operações que visam a diminuição de energia térmica, a reciclagem de matérias primas e a redução do consumo de água no tingimento do tecido, além de garantir rápido desbote nos processos de lavandeira. “O processo final de tingimento produz águas residuais muito mais limpas que as de processos tradicionais, sendo mais fácil tratá-las e reutilizá-las em outros processos industriais”, afirma Lilian.

A Tavex também possui procedimentos e controles que monitoram a vazão de água de cada fase da operação, além da calibragem dos equipamentos para medição e controle para evitar desperdícios.