Ganhos superaram expectativas, mesmo no 2º trimestre que teve dias bastante quentes e enchentes no RS.
A despeito dos eventos climáticos extremos que provocaram dias bastante quentes em regiões frias e as cheias no Rio Grande do Sul, o balanço da Lojas Renner mostra que o lucro líquido da companhia cresceu 64% no primeiro semestre do ano, em relação a igual período de 2023. Os ganhos registrados acima da expectativa de mercado somaram R$454,2 milhões.
O 2º trimestre da Renner apurou lucro líquido de R$315 milhões, que cresceu 37% na comparação com igual trimestre de 2023.
Para a companhia, os resultados positivos decorrem do aumento no volume de vendas, ainda que o preço médio dos produtos seja menor que o praticado no ano passado.
A receita líquida avançou 2,4% no primeiro semestre para R$6,4 bilhões. No 2º trimestre, a receita líquida registrou R$3,5 bilhões, apenas 0,5% a mais que o 2º trimestre de 2023.
CD DE CABREÚVA EM OPERAÇÃO
Aos investidores, a companhia explicou que o 2º trimestre apresentou dois momentos muito distintos. Na primeira metade, quando se comemora o Dia das Mães, uma data importante para o varejo brasileiro, os dias quentes prevaleceram. Essa mudança impactou mais uma vez a venda da coleção de outono-inverno.
Além disso, nessa primeira metade do trimestre ocorreu o auge das enchentes no Rio Grande Sul. “Ao mesmo tempo em que o CD SP [Cabreúva] estava em seu ciclo final de estabilização, operando com maior lead time, o que limitou a capacidade de reação de abastecimento e ajuste do portfólio nas lojas”, explica o relatório de resultados.
Entretanto, na segunda metade do trimestre as temperaturas caíram e houve estabilização na operação do CD, considerado um dos mais modernos do país. Dessa forma, com o novo cenário, as vendas aceleraram, e continuam em alta até meados de agosto, garante a companhia. Também ajudou o uso de ferramentas de inteligência artifical que aceleraram processos internos.
“Hoje somos capazes de identificar uma tendência, desenvolver, produzir e testar produtos em 20 dias”, afirmou a investidores o CEO da Renner, Fabio Faccio.
NOVO CICLO DE CRESCIMENTO
Com ciclo mais curto de desenvolvimento de produtos, a empresa trabalha em uma plataforma de gestão integrando os fornecedores. Desse modo, conseguirá monitorar estoques e produtividade das empresas que integram a cadeia de abastecimento industrial.
A partir deste segundo semestre, a Renner prevê entrar em novo ciclo de crescimento. Conta para isso com o impulso gerado pelos grandes investimentos já realizados. O desembolso da Renner entre abril e junho foi de R$137,1 milhões. Assim, no semestre, o investimento alcançou R$206,1 milhões.
Ao final de junho, a Renner operava com 671 lojas, cinco a mais do que tinha em março. Do total, 439 são da bandeira Renner, que inclui as lojas da Ashua. Outras 128 são da Youcom e 104 da Camicado.