Parte dessa expansão reflete mudanças em regras contábeis, mas, o resultado da varejista ficou acima do esperado pelo mercado.
No primeiro trimestre do ano, a Lojas Renner continuou embalada pelo bom ritmo de vendas registrado no final de 2018. E também pelo aumento no fluxo de visitantes nas lojas. Ao divulgar o balanço financeiro de janeiro a março, a expectativa era manter o compasso no segundo trimestre em função do movimento do Dias das Mães e do Dia dos Namorados. O lucro líquido da companhia nos três primeiros meses do ano ficou acima do esperado pelo mercado. Cresceu 45% sobre igual período de 2018. Passou de R$ 111,4 milhões, no primeiro trimestre de 2018, para R$ 161,59 milhões, no primeiro trimestre de 2019.
Parte desse aumento nos ganhos reflete mudanças na regra contábil IFRS 16, cuja adoção beneficiou o balanço de outras companhias de capital aberto. A receita líquida consolidada da empresa somou R$ 1,89 bilhão no primeiro trimestre, crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período de 2018. Além de mais gente ter passado nas lojas, a Renner avalia que houve ainda boa aceitação das coleções de outono das duas redes de moda.
NÚMERO DE LOJAS E RECEITA DAS REDES
De modo geral, as vendas das três bandeiras cresceram em relação aos três primeiros meses de 2018. A da Renner subiu 18,1% para alcançar R$ 1,49 bilhão de janeiro a março deste ano. E envolve o faturamento obtido com as lojas do Uruguai e da Ashua, a nova rede de moda voltada ao público plus size. A receita líquida da Youcom aumentou 36,8% no período e saltou para R$ 39,3 milhões. As vendas da Camicado cresceram 11,1%, apurando faturamento de R$ 113,5 milhões.
Em relação ao final do ano, a rede de lojas ganhou mais dois pontos no primeiro trimestre, com a abertura de duas unidades da Camicado. Assim, a varejista de artigos para casa e de decoração encerrou março com 110 filiais.
Maior do grupo, a Renner concentra 354 lojas, incluindo as sete operações do Uruguai e as três da Ashua.
A Youcom de moda jovem manteve no primeiro trimestre 94 pontos de venda em funcionamento.
TRÊS GRANDES PROJETOS PASSAM PELA DIGITALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS
Na primeira conferência de resultados com analistas, o novo presidente da Renner, Fábio Facio, abordou as iniciativas digitais da companhia. Ele substituiu José Galló, que agora assume como presidente do Conselho de Administração. Facio afirmou que a digitalização deverá avançar por meio de três grandes projetos. O primeiro busca alcançar a visão única do cliente.
“Este projeto nos permitirá entender melhor as necessidades de nossos clientes e ser mais assertivos em nossos serviços”, afirmou o presidente aos investidores. O segundo projeto visa a digitalização do ciclo de vida do produto. Segundo ele, essa iniciativa será bastante abrangente e de impacto no dia a dia. Envolve desde o desenvolvimento das coleções até o produto na loja, mediante o uso de dados e tecnologia. “Para ter os melhores produtos de moda, quando e onde o cliente desejar e com o máximo possível eficiência em toda a nossa cadeia”, explicou o executivo.
O terceiro projeto, e o que está mais avançado, faz a integração do ecommerce com as lojas físicas. O click e collect está implementado em todas as lojas brasileiras da Renner desde o ano passado, disse Facio. Até o final do ano, a previsão é implantar a tecnologia RFID para controlar a movimentação de todos produtos até a ponta. O projeto começou em maio, informou o executivo.