Parcerias com estilistas e ganhos de imagem junto ao público jovem são apontados como responsáveis pelos bons resultados.
A ampliação da parceria com estilistas, o bom controle de custos e o ganho de imagem junto ao público jovem foram responsáveis pelos bons resultados da Guararapes, dona da marca Riachuelo, no ano passado, segundo a companhia. O lucro da rede varejista alcançou a marca de R$ 208 milhões no quarto trimestre com crescimento de 132% sobre o trimestre anterior que registrou R$ 89,4 milhões. A receita líquida foi de R$ 1,3 bilhão ante R$ 1 bilhão no trimestre anterior, o que representou um crescimento de 37,2%.
No consolidado do ano de 2013, a empresa cresceu 15% em relação ao ano anterior, registrando lucro líquido de R$ 420,58 milhões. A receita líquida consolidada atingiu R$ 4,06 bilhões ante R$ 3,5 bilhões em 2012. A margem bruta consolidada de mercadorias continuou a se expandir e no acumulado de janeiro a dezembro teve um crescimento de 54,9%. Esse aumento é consequência da expansão das margens dos produtos, rígido controle dos custos de produção e o maior desenvolvimento de peças em plantas industriais próprias, além do forte investimento em equipes de estilo e produto, informa a empresa em comunicado ao mercado.
O melhor giro de estoques permitiu que no ano passado as despesas operacionais por loja caíssem 2,5% enquanto despesas operacionais por metro quadrado crescessemm apenas 1,9%. O EBITDA (lucro antes dos juros, depreciação e amortização) totalizou R$ 310,3 milhões ante R$ 184,6 milhões no trimestre anterior, com um crescimento de 68%. O investimento total no ano foi de R$ 391 milhões, ficando abaixo dos R$ 450 milhões projetados no início do ano. Do total, 93% (R$ 364,2 milhões) foram aplicados na Riachuelo. Os outros 7% foram absorvidos pela área de confecção. As novas lojas consumiram R$ 230,1 milhões do total reservado para a rede de varejo.
As vendas em mesmas lojas da Riachuelo cresceram 7% no quarto trimestre, um pouco inferior ao crescimento de 10% alcançado no terceiro trimestre. A rede terminou 2013 totalizando 212 lojas e 490 mil metros quadrados de área total de vendas ante 169 unidades em 2012. No último trimestre de 2013 foram inauguradas 25 lojas contra nove abertas no trimestre anterior. Ao longo do ano, a Riachuelo inaugurou 43 lojas, cinco a mais do que estava programado para 2013.
Gradualmente, a companhia tem reduzido o volume de produção da Guararapes que encerrou o ano com 39,5 milhões de pelas confeccionadas em suas próprias fábricas, queda de 2,7% do total produzido em 2012. “A redução apresentada é consequência do maior desenvolvimento de peças modais que, por sua vez, reflete o objetivo da companhia em atender às exigências de seus consumidores através de produtos mais elaborados desenvolvidos de acordo com a real necessidade da Riachuelo”, explica a empresa aos investidores.