Marcada data da Semana do Brasil 2020

Marcada data da Semana do Brasil 2020

Ação promocional criada nos moldes da Black Friday será realizada entre 3 e 13 de setembro com expectativa positiva do setor.

Marcada data da Semana do Brasil 2020

Ainda com a pandemia de covid-19 em patamar alto no país, o governo anunciou a data da Semana do Brasil 2020. A segunda edição da ação promocional criada nos moldes da Black Friday será realizada entre 3 e 13 de setembro. Em meio ao clima de polarização política, o governo informa que a coordenação da ação este ano está a cargo do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

A ação conta com expectativa positiva do setor. Conforme Fernando Pimentel, presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), pode movimentar as vendas nesse momento de retomada. “Vejo com bons olhos”, disse em coletiva de imprensa. Na avaliação dele, a Semana do Brasil 2020 pode ajudar a movimentar estoques que estão “em pipeline”. E entende que a iniciativa seria melhor que a Black Friday, realizada em novembro, e que tem sido vista com reserva pelo setor.

A avaliação é de que canibaliza as vendas do Natal, melhor data para o setor, ao absorver parte da primeira parcela do 13º salário, paga em novembro.

LANÇAMENTO DE COLEÇÃO NO VAREJO NA SEMANA DO BRASIL 2020

Da mesma forma, a ABVtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) tem expectativa positiva sobre a Semana do Brasil 2020. Acredita que poderá movimentar o varejo de moda em setembro, mês considerado fraco para o consumo, espremido entre o Dia dos Pais e do Dia das Crianças. De acordo com a entidade, a data coincide com a entrada das coleções de Primavera-Verão nas vitrines. “Vemos isso como uma forma de atrair o consumidor para conhecer a coleção nova”, aponta Edmundo Lima, diretor executivo da associação.

Assim, além da Semana do Brasil 2020, o comércio tem mais três datas para trabalhar no segundo semestre: Dia das Crianças, Black Friday e Natal.