Varejista divulgou na semana passada os resultados do primeiro trimestre do ano, informando que pretende abrir 57 lojas até o final de 2011, atingindo 332 pontos
A rede varejista Marisa anunciou, em reunião com investidores na semana passada, que pretende abrir 57 lojas até dezembro deste ano, das quais seis já foram inauguradas e outras 45 já têm local definido. Os resultados divulgados mostram que a companhia atingiu, no primeiro trimestre de 2011, a marca de 281 lojas, que comparada às 225 no mesmo período de 2010, representa aumento de 24,9%. Esse nível de expansão é seis vezes maior que o registrado entre os três meses iniciais de 2009 e do ano passado, quando a evolução fora de 4,2%. Seguindo o cronograma de inauguração, a rede abriu na última quarta-feira, 4, a segunda loja da rede na Avenida Paulista.
Segundo Paulo Borsato, diretor financeiro e de relação com os investidores da companhia, as compras para o inverno de 2011 foram 8% mais caras do que para a mesma estação de 2010, por conta da alta do algodão. Aumento que, de acordo com o diretor, foi totalmente repassado ao consumidor. Os dados também mostraram que as mulheres continuam mantendo a base de vendas da varejista. O setor feminino corresponde a 84,9%, seguido pelo infantil com 8,1% e pelo masculino, com 7%.
No período, o investimento da companhia foi de R$ 42,9 milhões, dos quais 64,5% foram destinados à montagem das novas lojas. O ticket médio do varejo passou de R$ 62,24 para R$ 67,34, devido, segundo Borsato, à criação de um programa de fidelidade. Quanto às divisões no varejo, do total de 281 lojas, o formato Marisa ampliada responde por 206 unidades, a Marisa Feminina por 60 e a Marisa Lingerie, criada em abril de 2010, por 15.
Em relação aos resultados financeiros, sempre na comparação ao primeiro trimestre de 2010, a empresa informou que o lucro líquido teve aumento de 41,4% (de R$ 25,5 milhões para R$ 36 milhões), e o EBITDA consolidado teve crescimento de 27,4%, para R$ 75,1 milhões. Na receita, o total líquido foi de R$ 494,1 milhões, 30,7% a mais que no período em 2010.
O varejo perdeu espaço no montante para os serviços de crédito da rede, com 75% de participação na receita, ou R$ 374,4 milhões (26,5% de crescimento). Em 2010, a divisão contribuiu com 78% da receita. Considerando apenas as lojas consolidadas, ou seja, as que estavam em operação em ambos os períodos, a receita líquida aumentou 12,7%.
Acordo
Em setembro do ano passado, a Marisa apareceu no noticiário de forma negativa. A empresa foi acionada pelo Ministério Público do Trabalho por adquirir produtos de fornecedores que utilizavam trabalho análogo à escravidão, tendo assinado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, cujo cumprimento será auditado pelo Ministério do Trabalho e Emprego após 12 meses da assinatura (leia mais).
fotos: divulgação