Prejuízo do terceiro trimestre e o ganho menor no segundo trimestre afetaram o desempenho anual de 2014 da rede varejista, atribuído à queda de vendas durante a Copa do Mundo.
Apesar de o lucro líquido de R$ 43,8 milhões representar aumento de 70,6% no último trimestre, sobre igual período de 2013, não foi suficiente para reverter os maus resultados do segundo e do terceiro trimestres, e a Marisa cresceu menos do que poderia no ano. Os ganhos totais da rede varejista, uma das maiores do Brasil, caíram 40,3%. Encerrou 2014, computando lucro líquido de R$ 51,1 milhões, contra R$ 85,5 milhões, de 2013, informa o balanço da companhia, divulgado na sexta-feira, 13 de fevereiro.
No terceiro trimestre, a Marisa amargou prejuízo e os ganhos no segundo trimestre ficaram abaixo da performance demonstrada no mesmo intervalo de 2013. A análise atribui o fraco desempenho à queda de vendas durante a Copa do Mundo. A recuperação exibida no quarto trimestre melhorou um quadro que poderia ter sido pior. Em comparação ao ano anterior, a receita líquida cresceu 5,5%, atingindo R$ 1,055 bilhão entre outubro e dezembro de 2014. No ano, atingiu R$ 3,344 bilhões, expansão de 8,2% sobre 2013.
Segundo o balanço anual, o melhor desempenho obtido no quarto trimestre tem a ver com o “reposicionamento de coleção de forma diametralmente oposta, com os tíquetes médios mais baixos sendo compensados pelo aumento de volume de produtos vendidos”. Houve, ainda, empenho em renovar e melhorar a gestão dos estoques, além da boa aceitação das novas coleções pelos clientes.
A fim de melhorar os indicadores, a varejista segurou os investimentos. Se em 2013, abriu 39 lojas, ao longo do ano passado foram 12 inaugurações, mas, como foram fechadas três, a rede termina com 416 unidades – nove a mais do que tinha em 2013. De maneira geral, os investimentos diminuíram 48,7% no período. Saíram de R$ 266,1 milhões, em 2013, para R$ 220,4 milhões, em 2014. Também no último trimestre, reduziu 41%, para aplicar R$ 44,6 milhões.
A perspectiva é de cautela para 2015. A intenção é estar “com um mix de produto mais ajustado à tendência de diminuição de renda disponível da população”, defende a companhia. Também manterá “atitude austera” em relação a despesas operacionais e investimentos. Com cinco centros de distribuição – em Recife (PE), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Blumenau e Navegantes (SC), a Marisa comecializou 120 milhões de peças em 2014.