Reserva se destaca em ranking de inovação

Única brasileira no ranking da publicação norte-americana Fast Company, empresa está entre as dez mais inovadoras da América Latina.

O grupo carioca de moda Reserva está no ranking 2015 das empresas mais inovadoras do mundo segundo a revista norte-americana de negócios Fast Company, que chega às bancas nessa terça-feira, 17 de fevereiro. Única empresa brasileira citada pela publicação, a Reserva ficou entre as dez mais inovadoras da América Latina. De acordo com Rony Meisler, cofundador e presidente do Reserva, entre as razões da escolha está a forma da companhia se comunicar com os clientes e apostar em campanhas com fundo social.

No ano passado, por exemplo, o grupo lançou a iniciativa Rebeldes com Causa, campanha institucional de responsabilidade social e que também rendeu a Meisler o prêmio internacional Gentleman of the Year 2014, concedido pela instituição Fashion for Development. “Escolhemos um time de ‘rebeldes com causa’, ou seja, jovens idealizadores à frente de projetos sociais com diferentes objetivos – desde saúde e educação para comunidades ribeirinhas até acessibilidade a esportes para portadores de deficiência física – e assumimos compromissos em vários níveis com cada uma dessas instituições”, explica Meisler. Um exemplo é o lançamento da grife AR (Afro Reggae). Um dos principais porta-vozes do grupo Afro Reggae, conhecido por suas relações com o tráfico de drogas, usava uma camiseta da Reserva ao sair da prisão, no ano passado. O grupo Reserva viu aí uma oportunidade e convidou-o para ser modelo de uma nova grife, a AR, de licenciamento do Afro Reggae, que gera fundos para projetos de reinserção social.

“A grande inovação da Reserva foi estabelecer um diálogo com nossos clientes,  premissa que estabelecemos lá atrás, no ano que abrimos nossa primeira loja em 2006. Criar uma relação de troca com todos os públicos que nos cercam – clientes internos e externos, fornecedores, parceiros e sociedade em geral – sempre foi uma vontade legítima que acabou virando estratégia de negócio”, ressalta Meisler.

Além da própria Reserva, o grupo detém as marcas infantis Reserva Mini e Reserva Pra Bebê, a feminina Eva e a Huck (parceria com o apresentador Luciano Huck que tem operação própria), e novos projetos, como as marcas licenciadas (Alô Regina, Use Mussum e Use Dez) e a empreitada gastronômica em sociedade com o grupo Troisgros, a Reserva TT Burger.

O grupo atende 1,2 mil multimarcas com capilaridade em todo o país. As marcas Reserva Mini e Eva, por serem mais novas, segundo Meisler, têm um bom potencial de crescimento, não só no atacado como no varejo. “A Reserva Mini apostará mais fichas na venda online que é um grande foco para o grupo, não só pelo crescimento desse mercado, mas porque condiz com o perfil inovador das marcas”, afirma. O grupo terceiriza toda a cadeia produtiva, apenas a estamparia on demand e um pequeno ateliê para a marca Eva são próprios. “Mesmo com o cenário tenebroso que os especialistas estão prevendo para o país, acreditamos que o grupo tem fôlego para manter crescimento de 20% em 2015”, diz Meisler. No ano passado o grupo cresceu 33%.

No ranking latino-americano das mais inovadoras da revista Fast Company figuram empresas como a Algrano, fabricante de vending machines do Chile; o Banco Galícia, da Argentina; a agência de publicidade Lowe, da Colômbia; a consultoria mexicana Insitum; e em quinto lugar o grupo Reserva, única contemplada do segmento de moda. No ranking geral da revista, o primeiro lugar ficou com a óptica Warby Parker, de Nova York, por construir um negócio inteiramente voltado à internet; em segundo lugar vem a Apple, e em terceiro o portal de vendas online chinês Alibaba.