Outro anúncio da rede de lojas de artigos femininos é a estreia em outras categorias de produtos, como calçados
Ao anunciar na sexta-feira, 9, os resultados de 2011, a rede de lojas de artigos femininos Marisa exibiu balanço que demonstra lucro líquido menor em relação ao desempenho verificado no ano anterior. Os ganhos líquidos somaram R$ 117,5 milhões, em 2011, frente aos R$ 208,7 milhões, de 2010 – queda de quase 15%.
Nada que afete o plano de expansão da rede, garante a diretoria. Estão previstas 33 novas lojas para 2012, das quais 21 já estão contratadas. Outra vertente de crescimento passa pelo projeto Mais por m2, que prevê readequação do mix de produtos e introdução de outras categorias de artigos com os quais a rede ainda não trabalha, como calçados.
A Marisa encerrou 2011 com 336 lojas, 59 a mais do que detinha em 2010. A receita líquida aumentou 18%, passando de R$ 2,07 bilhões, em 2010, para R$ 2,45 bilhões, em 2011.
O lucro líquido menor é debitado, sobretudo, ao comportamento das vendas do quarto trimestre que não correspondeu às expectativas da empresa. Dedicada a mulheres da classe, a Marisa avalia que a forte pressão inflacionária sobre custo de alimentos e serviços afetou o poder de compra do segmento, assim como sentiu a concorrência de novos segmentos de consumo para essa classe, como lazer e viagens.
Pelos fatores internos atribuídos ao fraco desempenho do último trimestre do ano, a Marisa aponta a política agressiva de preços promocionais adotada para readequar o estoque, forte investimento em mídia e mix de produtos com maior valor agregado. Combinação que não se mostrou vantajosa na avaliação da diretoria da rede.